Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Arautos no Mundo


Atraídos por Jesus Sacramentado
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Em um mundo que atravessa profunda crise de fé, afirmou o Papa Bento XVI na abertura da Assembleia Especial para a África, do Sínodo dos Bispos: “A África representa um imenso pulmão espiritual de esperança para esta humanidade”.

Os Arautos do Evangelho experimentam essa realidade no dia-a-dia de suas atividades missionárias em Moçambique. Se o país é materialmente pobre, possui grande riqueza sob o ponto de vista espiritual, sobretudo na população jovem, dada a sua avidez de sobrenatural e encanto pelas coisas elevadas que conduzem a Deus. Por isso, a construção de uma casa de formação que permitisse dar assistência adequada às novas vocações se tornou prioridade para os arautos em Maputo.

Doado pelo governo da cidade de Matola, o terreno tem vinte mil metros quadrados. O prédio construído, com mil e cem metros quadrados, abriga uma grande capela, salas de aula, refeitório, dormitórios, toilettes, bem como copa e cozinha. Para isso, os Arautos contaram com a ajuda da ONG espanhola Manos Unidas, e das Associações Madona di Fátima (Itália), Custódios de Maria (Portugal) e Salvadme Reina (Espanha).

02.jpg 01.jpg
 Assistência espiritual – Arautos sacerdotes de diversos países viajam regularmente a Moçambique para
dar palestras, consolidar vocações e prestar assistência religiosa. Nas fotos, Pe. Antônio Guerra
de Oliveira Junior, EP, durante sua última visita a Maputo.

Na casa residem cinquenta e cinco arautos e trinta jovens vocacionados. Outros sessenta aspirantes a arauto participam regularmente das atividades. Além do estudo acadêmico, recebem aulas de Catequese, História Sagrada, História Eclesiástica, Sociologia, Psicologia, Filosofia, Teologia e teoria musical.

Já foi formada uma fanfarra com 25 instrumentos de sopro além de dois conjuntos só de percussão. As apresentações musicais são acompanhadas de evoluções coreográficas, muito apreciadas pelo povo africano. A conclusão da capela representou um marco importante no desenvolvimento daquele núcleo de arautos, transformando-se a Liturgia no centro da vida comunitária. A adoração eucarística é um dos atos que mais atrai os jovens vocacionados, e, sem dúvida, é também o método mais eficaz de evangelização. Quem melhor que o próprio Jesus, realmente presente sob a aparência das espécies eucarísticas, para atrair as almas e conduzi-las à prática da virtude?

03.jpg 04.jpg
Adoração Eucarística – Também na África, Nosso Senhor Sacramentado atrai eficazmente todos os que
d’Ele se aproximam para adorá-Lo. À esquerda, aspirantes fazem oração diante de Jesus Eucaristia, na
capela da nova casa de formação.À direita, cântico do Ofício Divino em gregoriano.

O amplo campo de ação que representa o continente africano e as grandes esperanças que dele brotam, pedem também muita exigência na seleção das vocações e na sua formação. Se o Evangelho é uma mensagem exigente, também os que são chamados a anunciá-lo devem pautar suas vidas de forma exímia segundo suas máximas. Não é a radicalidade do Evangelho que afasta as almas de Nosso Senhor Jesus Cristo, mas sim o querer acomodar-se às facilidades do mundo, pois o heroísmo e o desafio atraem os jovens de valor.

Jovens sedentos de doutrina – A avidez de sobrenatural dos jovens africanos torna intenso o dia-a-dia
dos arautos. Dar catequese em diversas paróquias, promover reuniões de preparação para os sacrame-
ntos e animar as celebrações com cânticos e instrumentos musicais fazem
parte das inúmeras ativida
des evangelizadoras.

(Revista Arautos do Evangelho, Fevereiro/2010, n. 81, p. 24 – 25)

 
Comentários