Regina Virginum
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Seu nome no Coração de Maria

Regina Virginum
Redação - 2008/11/18

elas se consagram.jpgA Sociedade Regina Virginum é formada por um grupo feminino de membros de Arautos do Evangelho, que vivem estavelmente em comunidade há mais de dez anos, a fim de melhor desenvolver a atividade de evangelização, tal como consta nos seus estatutos (artº 1):

"A Sociedade Regina Virginum é uma sociedade de vida apostólica, (...) constituída por um grupo de membros do ramo feminino dos "Arautos do Evangelho" - Associação Privada Internacional de Fiéis fundada pelo Revmo. Mons. João Scognamiglio Clá Dias, e reconhecida a 22 de fevereiro de 2001 pelo Pontifício Conselho para os Leigos - que desejam levar vida fraterna em comum, procurando "seguir Cristo com maior liberdade e imitá-lo mais de perto" (PC 1), para melhor dedicar suas vidas ao serviço da Igreja."

Embora a origem do grupo fosse muito anterior, foi em 1996 que algumas dezenas de moças deram os passos decisivos para a constituição de um instituto de perfeição, com a manifestação expressa de conservar a virgindade, por amor a Jesus, vivendo em comunidade.

Sob a orientação constante do Mons. João Scognamiglio Clá Dias

Monsenhor Joao Cla.jpg
            Monsenhor João Clá Dias, EP
(então leigo) foi estruturada a vida comunitária, tendo sido eleitas superioras para as várias casas. Todas tomaram deliberadamente o compromisso de seguir, com as adaptações devidas, a Regra de Vida do ramo masculino dos Arautos do Evangelho. O que os estatutos expressam da seguinte forma:

"A Sociedade nasce como expressão do carisma dos "Arautos do Evangelho", aplicado às especificidades da vida consagrada feminina, manifestando a vontade de atuar em comunhão de métodos e metas com a referida Associação, empenhando-se de modo particular em manifestar as características próprias da virgindade e da condição feminina no mundo secularizado (MD 10, 20), e em "serem, através da sua dedicação vivida em plenitude e com alegria, um sinal da ternura de Deus para com o gênero humano e um testemunho particular do mistério da Igreja, que é virgem, esposa e mãe" (VC 57)."

No Natal de 1998 eram já 12 as casas nas quais se praticava esta forma de vida, tanto no Brasil, como na Colômbia, no Canadá e na Guatemala.

A 15 de agosto de 2002, na solene Missa celebrada na igreja de Nossa Senhora do Brasil, em São Paulo, 19 moças recebiam do Mons. João Clá o hábito dos Arautos do Evangelho. Nessa mesma ocasião renovaram a sua consagração de amor a Jesus, pelas mãos de Maria, segundo o método de São Luís Maria Grignion de Montfort.

reception hab canada.jpgA 25 de dezembro de 2005, o bispo diocesano de Campo Limpo (Brasil), D. Emílio Pignoli, erigia a Sociedade Regina Virginum, como Associação Pública, com o objetivo de torná-la uma Sociedade de Vida Apostólica. Sua finalidade, destilada ao longo de décadas de experiência de vida comunitária, era assim expressa nas Constituições:

"Inspirando-se na luminosa doutrina do Concílio Vaticano II, a Sociedade tem como finalidade colaborar com a missão da Igreja de "impregnar e aperfeiçoar a ordem temporal com o espírito do Evangelho" (AA 5), "utilizando uma linguagem que o mundo possaenceramento adoracao.jpg entender" (ET 9), particularmente pela manifestação clara e atraente do belo - esplendor da verdade e da bondade - ajudando a humanidade a exprimir a sacralidade de cada criatura, e de modo especial de cada homem, enquanto reflexos visíveis do Deus invisível (Rom 1, 20), com o ardente desejo de ver realizado o pedido que a Igreja, por mandato de Jesus Cristo, repete há vinte séculos:

"Adveniat regnum tuum!" Segundo afirma o Fundador, é preciso "fazer com que a humanidade chegue à plenitude daquilo que são os efeitos do Sangue Preciosíssimo de Nosso Senhor Jesus Cristo" (9/10/2000), mediante uma "transformação dos costumes, das mentalidades e das consciências" (ET 52).

Arautos - Ramo Feminino..........jpg A primeira manifestação seja o testemunho da nossa própria vida consagrada, a qual "torna visíveis as maravilhas que Deus realiza na frágil humanidade das pessoas consagradas" (VC 20). Em seguida, a procura da beleza do Criador na "imagem divina deformada nos rostos de tantos irmãos e irmãs" (VC 75), humilhados, angustiados, cansados pela influência da "cultura contemporânea, muitas vezes tão secularizada e, apesar disso, sensível à linguagem dos sinais" (VC 25)."

 A 25 de dezembro de 2006, após consulta canônica à Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e Sociedades de Vida Apostólica, Regina Virginum foi erigida como Sociedade de Vida Apostólica de Direito Diocesano, pelo próprio bispo de Campo Limpo, D. Emílio Pignoli.

 

 

Votar Resultado 14  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
Josias
  -   26 de fevereiro de 2011

Pensaram em todos!!!
  ORAÇÕES