Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Voz dos Papas


Defendei a própria identidade
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
É essencial um testemunho intrépido das universidades católicas a respeito do ensinamento moral da Igreja e da defesa da liberdade de fomentar tais ensinamentos.

Desde a sua fundação, a Universidade Notre Dame ofereceu uma contribuição notável para a Igreja no vosso país, mediante o seu compromisso no campo da educação religiosa dos jovens e no ensino de um saber inspirado pela confiança na harmonia entre fé e razão, na busca da verdade e da retidão. Consciente da importância especial do apostolado para a nova evangelização, desejo manifestar a minha gratidão pelo empenhamento que a Universidade Notre Dame demonstrou ao longo dos anos, ajudando e fortalecendo o ensino católico nas escolas elementares e secundárias nos Estados Unidos.

L’Osservatore Romano
papa_francisco.jpg
Francisco e os membros da Universidade Católica Notre Dame – Sala
Clementina, ao fim da audiência, 30/1/2014

A inspiração que orientou o sacerdote Edward Sorin e os primeiros religiosos da Congregação da Santa Cruz na instituição da Universidade Notre Dame du Lac permanece fulcral, nas circunstâncias transformadas do século XXI, para a identidade que caracteriza a Universidade e o seu serviço à Igreja e à sociedade norte- americana.

Na minha recente Exortação Apostólica sobre a alegria do Evangelho pus em evidência a dimensão missionária do discipulado cristão, que tem necessidade de se tornar evidente na vida das pessoas e no trabalho de cada uma das instituições eclesiais. Este empenhamento a favor de um “discipulado missionário” deveria ser entendido de maneira totalmente especial nas Universidades católicas (cf. Evangelii gaudium, n.132-134) que, pela sua própria natureza, estão comprometidas em demonstrar a harmonia existente entre fé e razão, pondo em evidência a relevância da mensagem cristã para uma existência humana vivida em plenitude e autenticidade.

A este propósito, é essencial um testemunho intrépido das Universidades católicas a respeito do ensinamento moral da Igreja e da defesa da liberdade de fomentar tais ensinamentos, enquanto eles são proclamados com autoridade pelo magistério dos Pastores, precisamente nas e através das instituições de formação da Igreja.

Formulo votos a fim de que a Universidade Notre Dame continue a oferecer o seu testemunho indispensável e inequívoco deste aspecto da identidade católica fundamental que lhe é própria, de maneira particular perante as tentativas, de onde quer que provenham, de a diluir. E isto é importante: a própria identidade, como foi desejada desde os primórdios. Defendê-la, conservá-la e levá-la a progredir!

Excerto do discurso aos membros da Universidade Católica Notre Dame, 30/1/2014

Todos os direitos sobre os documentos pontifícios estão reservados à Libreria Editrice Vaticana.
A íntegra dos documentos acima pode ser encontrada em www.vatican.va

Revista Arautos do Evangelho, Março/2014, n. 147, p. 09.

 
Comentários