Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Espiritualidade


Os Anjos, a estrela e a voz interior
 
AUTOR: PE. HUGO VICENTE OCHIPINTI GONZÁLEZ, EP
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
7
0
 
Qual manifestação do Menino Deus terá sido mais perfeita: a dos Anjos cantando "Glória no Céu" ou a da estrela que sulcou o firmamento precedendo os Reis Magos?

No mês de dezembro, costumam as famílias católicas erguer em algum lugar nobre da casa o presépio de Natal. Embora cada um tenha sua peculiaridade e beleza, compõem-se todos de peças essenciais próprias a recordar o excelso acontecimento da Gruta de Belém. No centro, o Menino Jesus ladeado pela Santíssima Virgem e São José, e em redor dois grupos de personagens muito característicos e de importante valor simbólico: os pastores e os Reis Magos.

A eles Se manifestou o Menino Deus de modo diverso, embora com a mesma mensagem. Qual terá sido a manifestação mais perfeita?

Sinais familiares aos seus destinatários

Uma pessoa com grande espírito religioso opinará que foi a feita aos pastores, pois o simples fato de imaginar o céu repleto de Anjos cantando uma música celestial basta para deixar deslumbrada qualquer alma capaz de entender o que significa ouvir milhares de vozes angélicas rompendo com seu cântico o silêncio noturno de uma campina, naquela época em que não existiam fábricas nem motores nem qualquer outro ruído, a não ser o produzido pelos animais notívagos.

Natividade - Igreja de Santa Maria, Waltham (Estados Unidos).jpg
Deus está sempre à espera de Se comunicar conosco, mas, para ouvi-Lo, é
preciso que as nossas almas permaneçam em silêncio, longe da agitação
e das preocupações do mundo moderno

Contudo, alguém mais afeito à consideração dos fenômenos astronômicos dará maior importância à peculiar estrela que guiou os Reis Magos. Segundo São Tomás,1 Deus a colocou não no espaço sideral, mas na atmosfera terrestre, onde ela se movia de acordo com os desígnios divinos. Um tão extraordinário astro despertaria hoje, sem dúvida alguma, a atenção dos astrônomos. Mas naquela época não existia luz elétrica, e os parcimoniosos movimentos do céu estrelado eram um dos mais grandiosos espetáculos que o homem comum podia contemplar, sem precisar para isto se afastar para longe da cidade, como ocorre nos nossos dias.

Ora, conforme explica o Doutor Angélico,2 a manifestação por sinais deve utilizar os que são familiares aos seus destinatários. Portanto, como os pastores, sendo judeus, estavam habituados às revelações angélicas, quis Deus manifestar-Se a eles por meio dos Anjos. E aos Reis Magos, peritos em astronomia, através de uma estrela.

O impulso de uma voz interior

Qual manifestação será mais perfeita: a dos Anjos ou a da estrela? Compliquemos um pouco mais a questão: houve só duas manifestações do Menino Deus?

Comenta São Tomás3 que existe uma terceira, mais perfeita que as anteriores. Pode-se imaginar que, para ser superior à aparição angélica e à estrela, deve ter sido uma cena arrebatadora; entretanto, não encontramos no presépio um terceiro grupo que atenda a essa expectativa. Qual será ele?

O Aquinate continua explicando que é familiar aos justos serem instruídos pelo impulso interior do Espírito Santo, por meio do espírito de profecia, sem a intervenção de sinais sensíveis.

Houve dois personagens, dois justos, dois profetas que, embora não estando representados no presépio, receberam também a manifestação divina, não de modo material e visível, mas de forma mais perfeita, a voz da graça em sua alma: Simeão e Ana, um ancião sacerdote e uma anciã profetisa. Creram ambos ardentemente na voz interior que lhes dizia que veriam o Salvador. Dois justos que, sem sinais exteriores nos quais é mais fácil crer, aderiram com a virtude da confiança a esta moção que a graça colocou em suas almas.

Esta manifestação requer uma fé robusta que espera sem ver, crê sem duvidar, confia contra toda dificuldade que a promessa se realizará. Poderíamos afirmar que eles foram mais felizes que os pastores e os Reis Magos pois, tendo em seus braços o Verbo Encarnado, o Menino Deus, viram-No com maior profundidade, maior mérito e maior alegria.

Sensibilidade à voz da graça

Deus está sempre à espera de Se comunicar conosco, mas, para ouvi-Lo, é preciso que as nossas almas permaneçam em silêncio, longe da agitação e das preocupações do mundo moderno. Recolhidos em oração ou cumprindo com nossas obrigações corriqueiras enquanto o espírito permanece impostado no sobrenatural, estaremos criando as condições para que Ele fale em nosso interior.

À medida que avançamos nas vias da virtude, adquirimos profundidade de espírito, nossa fé se robustece, e se fortalece nossa confiança em Deus. Alcançamos uma sensibilidade maior à voz da graça que ressoa constantemente em nosso interior, e que o padre Thomas de Saint-Laurent descreve muito bem no início de O livro da confiança: “Voz de Cristo, voz misteriosa da graça que ressoais no silêncio dos corações, vós murmurais no fundo das nossas consciências palavras de doçura e de paz”.4

Peçamos à Santíssima Virgem Maria, a qual “conservava todas estas palavras, meditando-as no seu coração” (Lc 2, 19), que nos abra os ouvidos da alma para essa suave e penetrante manifestação de Deus em nosso interior. (Revista Arautos do Evangelho, Dezembro/2015, n. 168, pp. 32-33)

 
Comentários