Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Santos


Que Santa Teresa foi sepultada onze dias depois de sua morte?
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Que Santa Teresa foi sepultada onze dias depois de sua morte?

Santa Teresa de Jesus faleceu em Alba de Tormes, Espanha, no dia 4 de outubro de 1582 e foi sepultada no dia 15. Qual o motivo de tal demora? O que ocorreu ao longo desses onze dias?

Na realidade, não houve atraso algum. Acontece que precisamente no dia seguinte ao da morte da grande Doutora da Igreja, entrou em vigor a reforma promulgada pelo Papa Gregório XIII, substituindo o calendário juliano, instituído pelo imperador Júlio César, pelo calendário gregoriano, em vigor até hoje.

Com efeito, erros acumulados ao longo de séculos haviam produzido uma defasagem de dez dias entre a data marcada pelo calendário e a data real, definida pela posição da Terra em relação ao Sol. Para sanar essa falha, Gregório XIII criou uma comissão formada pelos melhores astrônomos de sua época, a qual lhe propôs suprimir dez dias do calendário oficial. Decidiu então o Pontífice que em outubro de 1582 se passasse diretamente do dia 4 ao dia 15.

Assim se fez, e Santa Teresa, falecida no dia 4, foi sepultada no dia seguinte… dia 15. (Revista Arautos do Evangelho, Janeiro/2015, n. 157, p. 38)

 
Comentários