Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Virgem Maria


O rio milagroso
 
AUTOR: LUCAS MIGUEL LIHUE
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 
Foram em suas águas calmas que três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, miraculosamente, encontraram Imagem de Nossa Senhora Aparecida ...

Amazonas, São Francisco, Negro, Araguaia, Tocantins, Madeira: são nomes de gigantes. Eles estão entre os maiores rios do Brasil.

Dentre esses verdadeiros “mares de água doce” há um que sobressai por um acontecimento que marcou de forma indelével a história de todos os corações brasileiros. É o rio Paraíba do Sul, que atravessa o belo vale que leva o seu nome.

Foram em suas águas calmas que três pescadores, Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, miraculosamente, encontraram Imagem de Nossa Senhora Aparecida primeiramente a cabeça e depois o corpo da Virgem Aparecida, na segunda quinzena do mês de outubro do ano de 1717.

Após o encontro da Imagem, a pesca que até então se encontrava infrutífera, tornou-se tão abundante que precisaram voltar, ao porto de Itaguaçu, pois os três barcos já não podiam suportar o peso de tantos peixes. Tudo muito semelhante com a pesca milagrosa narrada nos Santos Evangelhos, quando Nosso Senhor Jesus Cristo disse a Pedro: Faze-te ao largo, e lançai as vossas redes para a pesca. (Lucas 5:4)

E pesca não terminou… Durante esses trezentos anos a Imagem milagrosa continua a fazer milagres, curas, ajudas, consolo aos que a procuram, “pescando almas” para o seu Divino Filho.

***

Ir à Aparecida em peregrinação é algo especial. Já pela autoestrada que conduz até a cidade de Aparecida do Norte, encontramos grupos de pessoas caminhando. Algumas delas carregando cruzes e outras com terços nas mãos, rezando. Eles são pagadores de promessas e vão ao Santuário para agradecer graças alcançadas.

Milagres, milagres e mais milagres atestam a bondade de Nossa Senhora para com aqueles que têm fé! As provas -tem gente que necessita delas…- estão guardadas numa grande sala onde se reúnem depoimentos, fotos e ex-votos: cabeças, mãos, pés de cera que atestam a intercessão da Mãe de Deus.Nossa Senhora Aparecida

Em dias de festa, junto à pequena Imagem, de cor morena, revestida de seu manto azul desfila um longo cortejo: interminável.

Lá encontramos homens e mulheres, velhos e jovens; alguns com as mãos levantadas para o céu em sinal de agradecimento; outros trazem lágrimas nos olhos: são prantos de esperança e alegria. Há outros ainda que, com dificuldade, caminham de joelhos levando enormes velas que serão queimadas em honra da Mãe Aparecida.

Todos os olhares procuram essa Virgem de Misericórdia ali representada pela pequena e milagrosa Imagem. E dessa procura nasce uma linguagem sem palavras que chega ao infinito e alcança o sagrado: Param, por alguns instantes, fazem suas preces, seus pedidos… e continuam o seu caminhar!
De seu nicho, Ela ouve a todos. Ela é mãe dos pobres e dos ricos; dos inocentes e dos pecadores; dos aflitos e dos que esperam em sua doce proteção. Ela é definida em uma palavra: Ela é a Mãe Aparecida, Rainha e Padroeira do Brasil!

Por Lucas Miguel Lihue

 
Comentários