Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Artigos


Especiais


A apresentação do Senhor
 
AUTOR: MONS. JOÃO CLÁ DIAS, EP
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
16
1
 

Belo como todas as passagens do rosário, o 4º Mistério Gozoso focaliza o resgate do Menino Jesus e a purificação de Nossa Senhora. Esses dois atos se passam dentro da casa do Senhor, o Templo de Jerusalém.

O cumprimento da profecia na apresentação do Senhor

fundador_arautos - apresentação do senhor

Quem poderia imaginar a cena da apresentação do Senhor no Templo, na qual a profecia de Ageu se cumpriria?

“Porque isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda falta um pouco, e eu comoverei o céu e a terra, o mar e todo o universo. Abalarei todas as nações, e virá o desejado de todos os povos; e encherei de glória esta casa. …. Minha é a prata, meu é o ouro …. A glória desta casa será maior que a da primeira …. e darei a paz neste lugar” (Ag. 2, 7-10).

De fato, o Templo na glória de sua inauguração, ou na esperança da hora de sua reconstrução, jamais acolheu alguém mais importante: o pró­prio Criador Menino, nos braços de sua Mãe, para ser oferecido ao Pai!

Mas foi quando Simeão, representante do povo judeu, tomou o Cristo nos braços para entregá-Lo ao Pai, que a oferenda ganhou um caráter oficial. O sacerdote se uniu a Cristo nesse momento, ou vice-versa? É um belo problema teológico. Com inteira propriedade exclama Frei Luís de Granada:

“Cristo não só se oferece ao Pai, mas por meio de Maria é entregue à Igreja, representada por Simeão. Maria …. nos entrega o melhor que possui. A Santíssima Trindade ratifica essa doação, pois o Pai assim havia disposto, o Filho se oferecera para nosso remé­dio e o Espírito Santo trouxe Simeão.

“Hoje é-nos entregue oficialmente em lugar público o Templo; por pessoa pública, Maria …. Correi, pois …. e aprendei na escola desse Menino como, sendo Deus tão elevado, agradam-Lhe os corações humildes no céu e na terra” (Obra selecta de Fray Luis de Granada, 1.3, c.15, p. 763 e 764).

O ensinamento de Maria Virgem para nós

Quanto à Purificação da Virgem Maria, por ocasião da apresentação do Senhor, está ela ligada à Lei Mosaica (Lv. 12). Todavia, nenhum dos requisitos da Lei precisava cumprir Maria. Entretanto assim procedeu a Mãe da Igreja, para, eapresentação do senhorntre outras razões, ensinar-nos com que amor e carinho devemos seguir as leis da Igreja. Ela fará o oferecimento dos pobres: “um par de rolas, ou dois pombinhos”.

“A rola”, dirá São Tomás (Summa Theologica, III – q. 37, a. 3), “com seu contínuo canto significa a pregação e confissão da fé; ave casta e solitária, recorda essas duas virtudes. A pomba, mansa e feita de simplicidade, amiga de viver em coletividade, representa a vida ativa; a perfeição, portanto, da comunidade formada por Cristo e seus membros.

Rolas e pombos com seus gemidos nos falam do suspi rar contínuo dos santos pela vida futura. Enquanto a rola solitária significa o gemido da oração sereta, a pomba, animal gregário, geme em público, como a oração da Igreja. Oferecem-se dois animais que simbolizam a Igreja. Oferecem-se dois animais que simbolizam a dupla santidade: a do corpo e a da alma” (ad 2 e 3).

O famoso Beda, anteriormente a São Tomás, já afirmara representar a pomba a candidez, por amar a simplicidade, e a rola, a castidade, porque, se perde sua companheira, não procura outra (in homil. Purificat.)

Graça maior do que ter o Menino Jesus nos braços

Que graça extraordinária! Talvez depois de São José, Simeão tenha sido o primeiro varão a gozar dessa indizível felicidade. Deus lhe deu mais do que prometera.

São Beda assim se expressa sobre esta passagem: “Aquele homem recebeu o Menino Jesus em seus braços, segundo a lei, para demonstrar que a justiça das obras, que, segundo a Lei, estavam figuradas pelas mãos e os braços, devia ser substituída pela graça, humilde certamente, mas revigorante, de fé evangélica. Tomou o ancião o Menino Jesus, para demonstrar que este mundo, já decrépito, ia voltar à infância e à inocência da vida cristã” (Beda, in homil. Purificat.).

Porém, nós ainda recebemos mais do que Simeão, pois, na hora da comunhão, nossa união com Cristo é muito mais íntima. Que Simeão nos obtenha a graça de comungar diariamente como ele mesmo teria gostado de fazê-lo. (Revista Arautos do Evangelho, Fev/2002, n. 2, p. 13 à 17)

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários
moises - 02 de Fevereiro de 2017
linda data que a Igreja comemora no dia de hoje!