Artigos


Especiais


Comunhão para crianças
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

comunhao

“Deixai vir a mim os pequeninos, deles é o reino dos Céus” … Parece ter sido essa uma das  frases evangélicas que poderiam caracterizar o pontificado de São Pio X, cuja festa é comemorada pela Igreja em 21 de agosto.
Seu pontificado distinguiu-se por atitudes corajosas. Entre  elas destaca-se
o favorecimento da comunhão antecipada e frequente.

A Igreja comemora no dia 21 de agosto a festa litúrgica de São Pio X. Sem dúvida, um grande Papa!

primeira comunhao_1.jpgOs frutos das atitudes tomadas em seu pontificado geraram mais que simples mudanças. Elas foram fonte de um verdadeiro renascer de graças, de incremento da Fé e de desejo de santidade pelo mundo todo.

Sua ação evangelizadora serviu de incentivo para que milhares de ovelhas do rebanho de Cristo passassem por verdadeiras transformações espirituais, independente das idades.

Porém, nunca é demais recordar que São Pio X dedicou às crianças grande atenção em seu esforço pastoral.

Foi ele que em 8 de agosto de 1910 deu a público o Decreto Quam Singulari, pelo qual ficou estabelecido que, a partir dos sete anos, já poderia ser ministrada a Primeira Comunhão para as crianças.

A propósito da comunhão antecipada, fruto do decreto de São Pio X, o Papa João Paulo II afirmava ter sido ela “uma decisão pastoral que merece ser recordada e elogiada. Ela produziu muitos frutos de santidade e de apostolado entre os meninos, favorecendo o surgimento de vocações sacerdotais”.

O costume da comunhão antecipada é antigo e sempre atraiu para a Igreja grandes graças do Céu.

Não se pode esquecer que, no início da Igreja, a Sagrada Eucaristia era ministrada aos recém-nascidos sob as espécies de vinho. Algumas gotas colocadas sobre a língua da criança já eram suficientes para que a primeira comunhão fosse realizada logo após o batismo.

Nos dias de hoje é importante que pais e sacerdotes favoreçam a que as crianças que atingiram o uso da razão se preparem convenientemente para receberem, o quanto antes, o corpo e sangue, alma e divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo.

O decreto de São Pio X, que recentemente fez cem anos, caminha no sentido de que quanto menor a idade, melhor é comungar, mais digna será a acolhida a Cristo sacramentado.

Assim que a mente do menino atinge a idade em que ele começa a raciocinar – hoje em dia essa hora parece chegar mais cedo – sua alma já está aberta e disponível para acolher a luz divina que lhe faz penetrar, até onde é possível, o mistério do amor de Deus para com o homem.

Antes desta medida promulgada por S. Pio X, os católicos fariam sua Primeira Comunhão apenas na sua infância ou adolescência tardias, depois de muitos pecados mortais já terem sido cometidos. O que evidentemente dava ao demônio um poder especial sobre essas almas.

Por este motivo muitos abandonaram a fé católica antes de receberem a Primeira Comunhão tornando-se, então, uma presa fácil para satanás e seus sequazes.

O contrário disso acontece com a criança que recebe sua Primeira Comunhão, estando ainda em seu estado de inocência primeira e ainda tendo a possibilidade de fazer comunhões frequentes. Nosso Senhor estabelece nessa alma um poder especial e, por consequência, diminui nela o poder do maligno.

Que esse santo costume seja cada vez mais estimado e seguido.

***

SÃO PIO X

José Melquior Sarto, nasceu numa pequena aldeia de Riese, na diocese de Treviso, no norte da Itália, no dia 2 de junho de 1835.

S Pio X.jpgAos vinte e três anos, recebeu a ordenação sacerdotal. Foi vice vigário em uma pequena aldeia, vigário de uma importante paróquia, cônego da catedral de Treviso, bispo da diocese de Mântua, cardeal Patriarca de Veneza e subiu ao Trono Pontifício em 1903 com o nome Pio X.

O lema de seu pontificado foi “restaurar as coisas em Cristo”. Isso levou-o a uma vigilante atenção à vida interna da Igreja.

Como Vigário de Cristo promoveu renovações na Igreja e efetuou reformas nos seminários. Disciplinou o canto sacro, dando ênfase ao canto gregoriano e promoveu a reforma do breviário.

Sua intensa devoção à eucaristia fez com que ele permitisse que os fiéis pudessem receber a comunhão diária e autorizasse que a primeira comunhão fosse ministrada às crianças a partir dos sete anos de idade. Foi o Papa Pio X quem estendeu o ensino do catecismo para todas as paróquias e para todas as idades como caminho para recuperar a fé.

Opôs-se fortemente ao modernismo.

Na sua presença todos notavam a importante característica de sua personalidade: bondade suave e radiante.

Ele não foi somente teólogo. Foi um pastor dedicado e devoto.

Previu a Primeira Guerra Mundial e sentiu muito ao perceber sua impotência, pois, nada pode fazer para que ela não acontecesse.

Tinha o dom dos milagres e curou vários doentes. Quando alguém o chamava de “padre santo”, ele corrigia sorrindo: “Não se diz santo, mas Sarto. Sou o Padre José Sarto”.

No dia 20 de agosto de 1914, morreu aos setenta e nove anos. De imediato o povo passou a venerá-lo como um santo. Em 1954 o Papa Pio X foi canonizado.

São Pio X, rogai por nós!

 
Comentários