Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Arautos


Artigos


São Judas Tadeu
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
11
0
 
 

São Judas Tadeu, um dos santos mais populares da Santa Igreja, é invocado como o santo dos desesperados
e aflitos, o santo das  causas sem solução e das causas perdidas

São Judas Tadeu nasceu em Caná da Galileia, Palestina, filho de Alfeu (ou Cleofas) e Maria Cleofas. Seu pai, Alfeu, era irmão de São José e sua mãe prima-irmã de Maria Santíssima. Portanto, São Judas Tadeu era primo-irmão de Jesus, tanto pela parte do pai como da mãe.

Alfeu, de fato, era um dos discípulos a quem Jesus apareceu no caminho de Emaús, no dia da ressurreição. Já Maria Cleofas era uma das piedosas mulheres que tinham seguido a Jesus desde a Galileia e que permaneceram ao pé da cruz, no Calvário, junto com Maria Santíssima.

Isto posto, São Judas Tadeu tinha quatro irmãos: Tiago, José, Simão e Maria Salomé. Um deles, Tiago, também foi chamado por Jesus para ser apóstolo. Por isso o relacionamento da família de São Judas Tadeu com o próprio Nosso Senhor Jesus Cristo, pelo que se consegue perceber nas Sagradas Escrituras, é o seguinte:

Dos irmãos dele, Tiago foi um dos doze apóstolos e tornou-se o primeiro bispo de Jerusalém. De José, entretanto, unicamente se sabe que era conhecido como o Justo. Porém, de Simão, outro irmão de São Judas, conhece-se que foi o segundo bispo de Jerusalém, sucessor de Tiago.

Visto que Maria Salomé, sua única irmã, era mãe dos apóstolos São Tiago Maior e São João Evangelista, é de se supor que houve muita convivência de São Judas Tadeu com seu primo Jesus e seus tios, Maria e José. Aliás, foi essa fraterna convivência, além do parentesco muito próximo, que levou São Marcos (Mc 6,3) a citar São Judas Tadeu e seus irmãos como sendo os “irmãos” de Jesus.

Citações na Bíblia

A Bíblia trata pouco de São Judas Tadeu. No entanto, quando os evangelhos nomeiam os doze discípulos escolhidos, sempre aparecem os nomes Judas ou Tadeu na relação dos apóstolos.

Logo, o nome de Judas aparece também nos Atos dos Apóstolos (At 1,13). Além disso, seu sobrinho São João Evangelista (Jo 14,22) o nomeia entre os participantes do colégio apostólico que estavam no episódio da Santa Ceia, na quinta-feira santa.

Aliás, foi nesta oportunidade que, quando Jesus confidenciava aos apóstolos as maravilhas do amor do Pai e lhes garantia especial manifestação de si próprio, que São Judas Tadeu não se conteve e perguntou: “Mestre, por que razão hás de manifestar-te só a nós e não ao mundo?” Então Jesus lhe respondeu afirmando que haveria manifestações d’Ele a todos os que guardassem sua palavra e permanecessem fiéis a seu amor.

Portanto, nesse fato da Última Ceia, São Judas Tadeu demonstra sua generosa compaixão para com todos os homens.

A vida de São Judas Tadeu

Depois que os Apóstolos receberam o Espírito Santo, no Cenáculo em Jerusalém, a Igreja de Deus se expandiu: iniciou-se a evangelização dos povos. Primeiramente São Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galileia. Depois viajou para a Samaria e outras populações judaicas. Como Ele tomou parte do primeiro Concílio, voltou à Jerusalém no Ano 50.

Mais tarde evangelizou a Síria, a Armênia e a Mesopotâmia (atual Irã). Deste modo ele atraiu e cativou os pagãos e povos de outras religiões que, então, se converteram em grande número ao cristianismo.

Sua adesão a Nosso Senhor Jesus Cristo era completa e incondicional, pois disso ele deu testemunho com a doação da própria vida.

Mesmo São Judas Tadeu e São Simão sendo presos e levados ao templo do sol, ali recusaram-se a renegar a Jesus Cristo e prestar culto à deusa Diana.

Aliás, foi nessa ocasião que São Judas disse ao povo: “Para que fiqueis sabendo que estes ídolos que vós adorais são falsos, deles sairão os demônios e os hão de quebrar”. No mesmo instante, dois demônios hediondos quebraram todo o templo e desapareceram. O povo, incitado pelos sacerdotes pagãos, atirou-se contra os apóstolos furiosamente. Infelizmente, São Judas Tadeu foi trucidado por sacerdotes pagãos de modo cruel, violento e desumano.

Devoção ao Santo Apóstolo e Mártir

Assim, São Judas é representado em suas imagens segurando um livro, que simboliza a palavra de Deus que ele anunciou, e uma alabarda, uma espécie de machado, que foi o instrumento utilizado em seu martírio. Atualmente suas relíquias são veneradas na Basílica de São Pedro, em Roma. Sua festa litúrgica é celebrada em 28 de outubro, já que esta é a provável data de seu martírio acontecido no ano 70.

No Brasil, a devoção a São Judas Tadeu é relativamente recente, todavia alcançando logo uma grande popularidade, pois ele é invocado como o santo dos desesperados e aflitos, como também o santo das causas sem solução, das causas perdidas.

 

 

 

FacebookTwitterInstagram
 
Comentários