Casa Generalícia da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum_.jpg

Idealizada para abrigar uma espaçosa igreja, moradia e um colégio, a Casa Generalícia da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum está hoje totalmente dedicada
à evangelização do povo de Deus.

Emoldurada pelo intenso e aprazível verde da Serra da Cantareira, ergue-se no município de Caieiras, na Grande São Paulo, a Casa Generalícia da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum, nascida do ramo feminino dos Arautos do Evangelho.

No dia 2 de outubro, memória litúrgica dos Santos Anjos da Guarda, as irmãs dessa Sociedade comemoram o aniversário do início de vida comunitária no local, sob o benéfico influxo de harmonia, paz e recolhimento que ali se experimenta, muito propício para o desenvolvimento do carisma da Instituição. Comemora-se também o começo das atividades missionárias nessa área rural tão necessitada do amor de Cristo e de receber a Boa-Nova, pois já desde os primórdios de Regina Virginum consagravam elas o melhor de seus esforços para atender com merecido afeto o povo de Deus da região.

A serviço da evangelização

A origem do edifício remonta ao ano de 2007, quando sob os auspícios e orientação do Dr. Fábio de Salles Meirelles, presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de São Paulo (FAESP- -SENAR/SP), iniciaram-se as obras. Dado o papel central desempenhado pelo Dr. Fábio na construção, foi ele escolhido para ser o patrono da igreja. Idealizado para abrigar uma espaçosa igreja, moradia e um colégio, hoje o prédio encontra-se em pleno funcionamento, todo dedicado ao serviço da evangelização.

Em regime de intensa e disciplinada vida comunitária, as irmãs conjugam as horas de estudos e oração com diversas atividades, cujos frutos tornam-se cada vez mais numerosos. A começar pela assistência religiosa dispensada à população local por meio de Missas dominicais e distribuição dos Sacramentos; cresce o serviço de catequese, preparação e celebração do Sacramento do Matrimônio, formação litúrgica para coroinhas e iniciativas de auxílio aos núcleos mais carentes da região. O colégio atende duzentas alunas internas, e já foram promovidos seis congressos internacionais de caráter formativo e cultural. A partir do impulso dado pela Casa Generalícia, a Sociedade de Vida Apostólica expandiu-se e conta atualmente com 28 casas no interior do Brasil e no exterior.

Respaldo das autoridades civis e religiosas

Numerosas autoridades civis têm marcado presença nos atos solenes da Igreja Nossa Senhora do Carmo, estimulando com seu comparecimento e suas palavras o progresso das atividades. O atual Governador do Estado de São Paulo, Dr. Geraldo Alckmin, quis visitá-la em 6 de junho de 2010, e participou de uma Missa em ação de graças por sua eleição para o cargo que hoje exerce, em 30 de janeiro de 2011. Também Dr. Fábio de Salles Meirelles ali celebrou seu mais recente aniversário, junto a Nossa Senhora do Carmo, à qual demonstra especial devoção, em 10 de julho do corrente ano.

evangelizaçao_arautos_1.jpg   evangelizaçao_arautos_2.jpg

Evangelização – A Igreja Nossa Senhora do Carmo está aberta para as Missas dominicais e atividades pastorais diversas, como os encontros
das “martinhas”, meninas que ajudam na Liturgia.

vida comunitaria_arautos_1.jpg
vida comunitaria_arautos_2.jpg
vida comunitaria_arautos_3.jpg
vida comunitaria_arautos_4.jpg

Vida comunitária – O dia a dia das religiosas transcorre sob um benéfico influxo de harmonia, paz e recolhimento.

formaçao de jovens_arautos_1.jpg   formaçao de jovens_arautos_2.jpg

Formação de jovens – Nas instalações do prédio funciona um colégio que atende duzentas alunas e promove congressos de caráter formativo e cultural.

A Casa Generalícia tem recebido visitas também de notáveis expoentes da Hierarquia eclesiástica, desejosos de melhor conhecer a espiritualidade e pujança do carisma em suas próprias origens. O Cardeal Franc Rodé, CM, quando ainda Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, inaugurou a Igreja, com solene Missa celebrada em 14 de agosto de 2009; o Cardeal Raymundo Damasceno Assis, Arcebispo de Aparecida e Presidente da CNBB; o Cardeal Francesco Coccopalmerio, Presidente do Pontifício Conselho para os Textos Legislativos; Dom Jean-Louis Bruguès, OP, Arquivista e Bibliotecário da Santa Igreja Romana; Dom Enrico dal Covolo, SDB, Reitor da Pontifícia Universidade Lateranense, de Roma; o Pe. Mariusz Kuci?ski, Diretor do Centro de Estudos Ratzinger-Bento XVI, da Polônia, e outros.

Dr Geraldo Alckmin e sua esposa_1.jpg   Dr. Fábio de Salles Meirelles_2.jpg
Cardeal Franc Rode_3.jpg   Cardeal Francesco Coccopalmerio_4.jpg
Dom Jean-Louis Bruguès_5.jpg   Cardeal Raymundo Damasceno Assis_6.jpg

Autoridades civis e religiosas – A Casa Generalícia recebe com frequência visitas de autoridades civis e religiosas. Nas fotos, o Governador de São Paulo,
Dr. Geraldo Alckmin, e sua esposa (1), Dr. Fábio de Salles Meirelles (2), Cardeal Franc Rodé (3), Cardeal Francesco Coccopalmerio (4),
Dom Jean-Louis Bruguès (5), Cardeal Raymundo Damasceno Assis (6)

Ajuda e apoio ao povo de Deus

À semelhança da mancha de azeite, que com suavidade e vigor difunde- se sobre uma superfície e a transforma, assim também o ramo feminino dos Arautos do Evangelho e a Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum têm se expandido a partir de sua Casa Generalícia, conquistando cada vez mais almas para as fileiras da Santa Igreja e atraindo-as rumo ao ideal da santidade.

Assim, as irmãs procuram realizar um elevado objetivo, expresso pelo Beato João Paulo II: “A função de ajuda e apoio exercida pela vida consagrada à Igreja não se restringe aos tempos passados, mas continua a ser um dom precioso e necessário também no presente e para o futuro do povo de Deus, porque pertence intimamente à sua vida, santidade e missão” (Vita consecrata, n.3).


Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.