Arautos


Igreja dos Arautos


Paróquia Nossa Senhora das Graças
 
AUTOR: REDAÇÃO
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
2
0
 
No dia 18 de outubro de 2009, em solene cerimônia presidida por Dom José Maria Pinheiro, Administrador Apostólico de Bragança Paulista, os Arautos receberam o cuidado pastoral da recém-criada  Paróquia Nossa Senhora das Graças.

Em carta datada de 5 de agosto de 2009 dirigida ao seu Bispo diocesano, os padres Wagner da Silva Navarro e Pio José Braga da Silva, Párocos de Santa Rita de Cássia, Caieiras, e de Nossa Senhora do Desterro, Mairiporã, propuseram a criação de uma nova paróquia, a ser desmembrada de seus respectivos territórios.

Explicaram eles que essa ideia era há muito debatida, dada a impossibilidade de atender adequadamente todas as comunidades das cerimonia_Nossa Senhora das Graças_.jpgduas extensas paróquias. Tendo os Arautos várias de suas casas instaladas nessa região, e dada a disponibilidade de presbíteros Arautos, propunham os dois sacerdotes que a nova paróquia, abrangendo uma parte da Serra da Cantareira, ficasse sob os cuidados da Sociedade Clerical de Vida Apostólica Virgo Flos Carmeli. Pois os sacerdotes dessa Associação, ajudados pelos Arautos do Evangelho e pelas irmãs da Sociedade de Vida Apostólica Regina Virginum poderiam dar um atendimento pastoral mais adequado àquela porção do Povo de Deus.

Tomada de posse do pároco

Dom José Maria recebeu esse pedido de coração aberto e zelo apostólico, e, com a aprovação unânime do Conselho Presbiteral, determinou a criação da paróquia de Nossa Senhora das Graças. Esse ato de louvor a Maria foi o último de seu governo como Bispo diocesano. Simbólico fecho de ouro de tantas graças de que foi veículo para a feliz Diocese de Bragança.

Durante a homilia, Dom José Maria Pinheiro fez menção especial ao novo Pároco, Pe. Caio Newton de Assis Fonseca, e aos cinco Vigários Paroquiais — Pe. Pedro Rafael Morazzani Arráiz, EP, Pe. Santiago Ignacio Morazzani Arráiz, EP, Pe. Hamilton José Naville, EP, Pe. Lourenço Isidoro Ferronatto, EP e o Pe. Rodrigo Alonso Solera Lacayo, EP.

Na celebração, o Revmo. Pe. Caio Newton de Assis Fonseca, EP, foi oficialmente empossado como pároco por Dom José Maria. A cerimônia teve lugar na Igreja de Nossa Senhora do Rosário, que ficará provisoriamente como sede paroquial até ser construída a nova Igreja Matriz, dedicada a Nossa Senhora das Graças.

Conhecendo a paróquia e os paroquianos

Por iniciativa do Superior Geral dos Arautos, Mons. João Scognamiglio Clá Dias, foi feita, nos dias 10, 11 e 12, Festa de Nossa Senhora Aparecida, uma grande Missão Mariana pelo território da nova paróquia.

Quarenta grupos de Arautos, conduzindo uma Imagem de Nossa Senhora, percorreram cerimonia_Nossa Senhora das Graças_2.jpgcasa por casa, com o intuito de tomar contato com o povo. Nos três dias em que foi realizada a missão visitaram 1.929 famílias. Em cada residência ou estabelecimento comercial foi preenchida uma ficha onde constavam dados da situação,anseios e necessidades sacramentais de cada paroquiano.

         18% (347 famílias) declararam cumprir o preceito dominical. 25% (482 famílias) vão uma vez por mês à Missa. Esporadicamente, 49% (946 famílias). Não católicos apenas 8%.

      Pediram cursos de preparação para a recepção de Sacramentos: 605 batismos, 914 primeiras comunhões, 1.014 crismas e 355 matrimônios, além de 61 pedidos de unção dos enfermos.

         700 pessoas se dispuseram a ser dizimista da Paróquia e 918 desejam integrar-se no Apostolado do Oratório Maria Rainha dos Corações promovido pelos Arautos. 376 fiéis se dispuseram a cooperar com as pastorais de catequese, visitas aos enfermos, música, limpeza e manutenção das capelas, e outras mais.

         Assista o vídeo abaixo: Nessa cerimônia foi instituída a Paróquia Nossa Senhora das Graças, na Igreja Nossa Senhora do Rosário, dos Arautos do Evangelho, sendo Paróquia provisória até que se conclua a construção e dedicação da futura Igreja Nossa Senhora das Graças em Caieiras e Mairiporã, diocese de Bragança Paulista.

 

 

 
Comentários