Exposição da imagem de São Francisco das Chagas fez parte das comemorações dos 240 anos da cidade de Porto Alegre
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  São Gregório Magno

Exposição da imagem de São Francisco das Chagas fez parte das comemorações dos 240 anos da cidade de Porto Alegre
Gaudium Press - 2012/03/26

Porto Alegre (Segunda-Feira, 26/03/2012, Gaudium Press) Em comemoração aos 240 anos da cidade de Porto Alegre e da Catedral Mãe de Deus - completados hoje -, nos últimos dias 24 e 25 de março, a Arquidiocese de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul, expôs para veneração pública uma imagem de São Francisco das Chagas, que data do mesmo ano da origem da capital gaúcha, fundada em 1772 como Freguesia de São Francisco do Porto dos Casais, que um ano mais tarde, foi transformada na Freguesia de Nossa Senhora Mãe de Deus de Porto Alegre, por portaria de 18 de janeiro de 1773.

saofrancisco240.jpg
Imagem de São Francisco das Chagas
venerada em Porto Alegre
 
A imagem de São Francisco das Chagas, que é de origem portuguesa, do século XVIII, foi trazida pelos colonizadores açorianos para Porto Alegre com o objetivo de ser o padroeiro da primeira capela erguida na capital gaúcha, em 26 de março de 1772, há exatos 240 anos.

Com 95 centímetros de altura, a imagem é toda esculpida em madeira e conserva todos os detalhes originais como os olhos de vidro, comuns às imagens da época e a indumentária do santo: hábito franciscano com cíngulo branco e capuz. Possui ricos detalhes nas feições do rosto e nas mãos, demonstrando claramente o êxtase do Santo aos receber os estigmas.

A imagem ficou exposta em um espaço próximo ao altar da Catedral Metropolitana Mãe de Deus, no Centro de Porto Alegre. Ela já estava exposta durante a celebração de Ação de Graças que teve inicio às 18h30min e contou com a presença do prefeito José Fortunati.

No domingo, após a celebração da missa da noite, também realizada às 18h30min, a imagem foi recolhida. Esta foi a primeira vez, em mais de 50 anos, que a imagem de São Francisco das Chagas foi exposta.

História de Porto Alegre

Em 26 de março de 1772 o Porto dos Casais é elevado a Freguesia, tendo como padroeiro São Francisco. Em 18 de janeiro de 1773, a Freguesia do Porto dos Casais passou a ter o nome de Porto Alegre, e o padroeiro da freguesia deixou de ser São Francisco das Chagas e passou a ser Nossa Senhora Madre de Deus, em homenagem à santa de devoção do vice-rei do Brasil.

Para contornar o problema criado pela mudança de padroeiro, foi sugerido que a cidade passasse a se chamar Nossa Senhora Madre de Deus de Porto Alegre. Os moradores, açorianos em sua maioria, aceitaram, porque em Portugal existiria uma cidade com o nome de Portalegre, que havia sido destruída por um vulcão em 1720.

O aniversário de Porto Alegre está historicamente ligado com a fundação da Paróquia Madre de Deus, que mais tarde foi elevada à condição de Catedral. Mais do que um templo, a Catedral Metropolitana evoluiu junto com a Capital dos gaúchos testemunhando os momentos históricos do Estado.

Hoje, aos 240 anos, a cidade de Porto Alegre conta com quase 1,5 milhão de habitantes. (FB)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.
  ORAÇÕES