Igreja da Inglaterra também está pronta para participar da Olimpíada
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

Igreja da Inglaterra também está pronta para participar da Olimpíada
Gaudium Press - 2012/07/17

Londres (Terça-feira, 17-07-2012, Gaudium Press) A Igreja da Inglaterra também está pronta para participar dos Jogos Olímpicos de Londres e fazer do evento esportivo não apenas uma série de competições, mas um oportunidade para encarnar verdadeiramente o espírito olímpico de um modo cristão, disse esta semana o arcebispo de Westminster, Dom Vicent Nichols ao Vatican Insider.

O evento mundial começa no próximo dia 27 de julho e a participação da Igreja se dará através de um movimento chamado "More than Gold" ("Mais que o Ouro", em inglês). A iniciativa não é novidade e acontece em toda Olimpíada, unindo diversas Igrejas em um trabalho conjunto para apoiar os Jogos.

Westminster_abbey_west.jpg
Abadia de Westminster
 
Dentro da iniciativa, Dom Vincent explica que a Igreja no país já se mobiliza para receber as famílias dos atletas que querem ver seus filhos e filhas, mas que não tempo, nem como arcar com as despesas de um hotel. "Encontramos centenas de pessoas dispostas a compartilhar sua casa com estas famílias", declara o prelado.

O movimento possibilita também que jovens ligados à Igreja em Londres tenham uma experiência mais próxima da Olimpiada. "Por exemplo, os que participam de projetos sociais terão a possibilidade de assistir às competições todos juntos nas paróquias locais", explica.

Segundo o arcebispo, embora os Jogos sejam em Londres, o trabalho da Igreja junto ao evento vem abrangendo todo o país. Dom Vicent informa que, na esteira do evento, foi criada uma Fundação João Paulo II para o esporte na Inglaterra, mas que, conforme o prelado, permancerá mesmo findada a Olimpíada.

"Trata-se de uma organização que tratará de ajudar a estruturar escolas e organizações católicas no país, a fim de que os jovens dos bairros com dificuldades possam ter a oportunidade de praticar esporte em vez de estarem nas ruas. Mas, seguindo a visão do papa Wojtyla, a fundação tratará de trabalhar com o espírito, além de fazê-lo com o corpo, para integrar o bem-estar físico com o espiritual", afirma Dom Vicent.

Outra iniciativa envolvendo não só Londres, mas também a Inglaterra como um todo, explica o prelado, foi "A Chama", que reuniu entre 8 e 9 mil pessoas para falar da chama da Fé. Durante o evento, alguns atletas olímpicos explicaram de que maneira a fé cristã que eles possuem é importante para sua formação atlética.

Dom Vincent explica também que, bem antes dos Jogos Olímpicos, o trabalho da Igreja já vem sendo realizado junto aos estudantes. Conforme o prelado, há um ano, as escolas católicas têm aproveitado o evento esportivo para educar a respeito das virtudes tradicionais, destacando que "se os atletas treinam para uma competição, nós treinamos para ser cidadãos virtuosos".

Em relação às cerimônias litúrgicas para comemorar a realização do evento na capital do país, o arcebispo informa que haverá uma Missa de abertura na Catedral de Westminster no dia 28 de julho, um dia depois do início oficial dos Jogos. O prelado informa também que haverá uma cerimônia de encerramento e conlusão dos Jogos Paraolímpicos, que acontecerão na sequência da Olimpíada. (BD / DA)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.