A renovação da comunhão entre a dimensão carismática e a hierárquica da Igreja, desejos do Cardeal Ouellet
Acesse sua conta Login
Faça parte Cadastrese!
Arautos do Evangelho
Arautos Podcast contato Contato Rezem por mim
  Livro Dr Plinio de Mons João Clá

A renovação da comunhão entre a dimensão carismática e a hierárquica da Igreja, desejos do Cardeal Ouellet
Gaudium Press - 2012/10/17

Cidade do Vaticano (Quarta-feira, 17-10-2012, Gaudium Press) O cardeal canadense Marc Ouellet, prefeito da Congregação para os Bispos fez uma intervenção hoje de manhã com o desejo "da renovação da comunhão na Igreja diz respeito entre a sua dimensão carismática e a sua dimensão hierárquica". A dimensão carismática é "manifestada em particular pela vida consagrada, que representa para os Bispos um recurso precioso e um desafio".

Cardeal Marc Ouellet, Prefeito Congregação Bispos.jpg
Cardeal Marc Ouellet

"Nas relações entre hierarquia e vida consagrada surgiram não poucos problemas: algumas vezes por uma certa ignorância dos carismas e de seu papel na missão e na comunhão eclesial; outras vezes pela inclinação de alguns consagrados na contestação do Magistério".

O Card. Ouellet convidou a atualizar o documento "Mutuae Relationes" sobre as relações entre os bispos e os religiosos na Igreja, que observa: "Grave erro seria tornar independentes - e muito mais grave o opôr entre eles - a vida religiosa e as estruturas eclesiais, quase como se pudessem subsistir como duas realidades distintas, uma carismática, outra institucional; enquanto ambos os elementos, ou seja, os dons espirituais e as estruturas eclesiais, formam uma única, ainda que complexa, realidade (cf. LG 8)" (MR 34).

"A nova evangelização, portanto - concluiu o purpurado, pode encontrar um seu posterior ponto de força na renovação das relações entre bispos e consagrados." (AA)

Votar Resultado 0  Votos

Gostou desta página? Então comente e participe da nossa família! Se ainda não é usuário, basta se cadastrar. É simples, rápido e gratuito! Se já é usuário, basta fazer seu login.