Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Simpósio Internacional sobre Edith Stein
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/08/2013
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Salvador – Bahia (Sexta-feira, 09-08-2013, Gaudium Press) Edith Stein, judia que se converteu ao catolicismo, e que hoje é venerada como Santa Teresa Benedita da Cruz, será tema de um simpósio em Salvador, na Bahia.

O II Simpósio Internacional Edith Stein acontecerá entre os dias 26 e 29 de agosto, na Universidade Católica do Salvador Santa Teresa Benedita da Cruz.jpg(Ucsal) e contará com conferências, cursos e mesas redondas de caráter multidisciplinar.

Estudantes de diversas áreas das Ciências Humanas poderão inscrever-se para o evento, que será presidido pelo professor e conferencista italiano Francesco Alfieri.

Edith Stein

Edith Stein, agora Santa Teresa Benedita da Cruz, tem origem e formação judaica, convertendo-se posteriormente ao catolicismo em 1922.

Por volta dos seus 30 anos, durante um período de férias na casa de amigos, na região da Baviera, na Alemanha, Edith encontrou a autobiografia de Santa Teresa de Ávila, intitulada “Livro da Vida.”
Ao terminar de ler a obra, afirmou: “Aqui está a verdade!” A partir de então, resolve dedicar-se à vida como religiosa na Igreja Católica. Inicia seus estudos no Instituto São Tomás de Aquino e no ano seguinte, recebe o batismo com o nome de Teresa Edwig.

Em 1933, já com 42 anos, Edith comunica a sua mãe que entraria para a Ordem das Carmelitas Descalças, em Colônia, tomando o nome religioso de Irmã Teresa Benedita da Cruz.

No mês de maio de 1987, foi beatificada por João Paulo II em Colônia e, em Outubro de 1998, foi canonizada pelo mesmo Papa. Ela é venerada sob o nome de Santa Teresa Benedita da Cruz, ou apenas Teresa da Cruz.

Uma de suas últimas frases, antes de morrer, foi: “Aconteça o que acontecer, estou preparada. Jesus está aqui conosco.” (LMI)

Com informações Arquidiocese de Salvador

 
Comentários