Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Santa Catarina de Alexandria será comemorada no Rio Grande do Sul
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 05/11/2013
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Leopoldo (Terça-Feira, 05/11/2013, Gaudium Press) A Paróquia Santa Catarina, do bairro São José, da cidade de São Leopoldo, pertencente à diocese de Novo Hamburgo, no Estado do Rio Grande do Sul, se prepara para a festa de sua padroeira. Com o tema “Ano da Fé” e com o lema “Eu creio, mas aumentai a minha fé”, os organizadores estimam reunir em torno de 1,5 mil fiéis para as atividades em honra da mártir de Alexandria (Egito).

Em preparação para a festa será realizada uma novena de 15 a 23 de novembro, que tomará como base o livrinho número 5 da Dozena Missionária “O Creio”, da diocese gaúcha. As celebrações eucarísticas da novena ocorrerão sempre às 19h30min.

A abertura da novena contará com a pregação do bispo de Novo Hamburgo, dom Zeno Hastenteufel. Ele abordará a primeira parte da oração do Creio: “Creio em Deus Pai todo poderoso, criador do céu e da terra”.

Em cada noite da novena preparatória será refletida uma parte da oração do terço, com um palestrante convidado e com uma benção específica para cada dia. Dentro das festividades da novena da padroeira, acontecerá no dia 23, às 18h, a Romaria de Motos.

Depois das missas, ocorrerão as tradicionais quermesses, um espaço de convívio fraterno e espiritual. Segundo a organização, o objetivo é promover a integração e confraternização entre os paroquianos, que se reúnem no salão paroquial em prol da unidade cristã e estreitamento dos laços de amizade.

No dia da festa, 24 de novembro, o tema proposto será “Nós cremos”. Às 8h terá início a procissão motorizada, com saída da Igreja Matriz. A carreata com a imagem da Santa passa pelas capelas Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora Aparecida, São Cristóvão e São Miguel e retorna à paróquia para a bênção dos veículos.

A missa solene será realizada às 9h30min e após a celebração eucarística acontecerá a liberação do ginásio, para a recepção dos paroquianos. A programação festiva continuará com o almoço de confraternização a partir das 12h, que será servido somente no local.

No turno da tarde, os festejos populares que reverenciam a protetora da comunidade católica seguirão com música ao vivo, além de sorteio de brindes. A garotada terá à sua disposição recreação, como a pescaria e cama elástica, entre outras atividades.

A Paróquia Santa Catarina fica localizada na Rua Graciliano Ramos, número 230, no bairro São José, em São Leopoldo. Mais informações pelo telefone (51) 3588-1130.

Santa Catarina de Alexandria

Santa Catarina nasceu em Alexandria, no Egito, pelo ano de 300, no dia 25 de novembro. Estudou filosofia, teologia e outras ciências. Ela recebeu uma ótima formação cristã, num tempo em que ser cristão era ser candidato (a) ao martírio.

Conta-se que Santa Catarina de Alexandria apresentou-se em nome de Deus, diante do perseguidor, a fim de protestar os injustos massacres dos cristãos e demonstrar a irracionalidade e inutilidade da idolatria. Catarina, conduzida pelo Espírito Santo e com sabedoria, conseguiu demonstrar a beleza do seguimento de Jesus na sua Igreja.

O Imperador convocou seus filósofos que além de se contradizerem, curvaram-se para a Verdade e converteram-se ao Cristianismo, isto tudo para a infelicidade do terrível imperador. (FB)

 
Comentários