Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Ministério da Palavra de Canoas (RS) realiza estudo sobre Jesus no Evangelho de Mateus
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/01/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Canoas – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 14/01/2014, Gaudium Press) Começou ontem, dia 13 de janeiro, e seguirá até o dia 16, um encontro de formação promovido pelo Ministério da Palavra do Vicariato Episcopal de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, no Estado do Rio Grande do Sul. As atividades estão sendo realizadas na Paróquia São Luiz Gonzaga, no Centro da cidade gaúcha.

O evento, que ocorre desde o ano de 2005, é destinado a párocos e aos agentes de todas as pastorais e movimentos que atuam nas paróquias da região. Os encontros tem como objetivo principal incentivar a formação de grupos de Leitura Orante da Bíblia nas comunidades.

A assessoria dos encontros ficará à cardo do padre José Bonifácio Schmidt e os padres referenciais dos Vicariatos: padre Vanderlei Mengue Bock (Canoas); padre Mauricio Silva Jardim (Gravataí); padre Adilson Correa da Fonseca (Guaíba) e padre Querino José Ludwig (Porto Alegre).

Neste ano, está sendo utilizado o livrinho editado pela Comissão de Animação Bíblica da Vida e da Pastoral da Arquidiocese de Porto Alegre, sobre “Jesus em Mateus”. A Paróquia São Luiz Gonzaga fica localizada na Rua Cônego José Leão Hartmann, número 82, no Centro de Canoas. Informações pelo telefone (51) 3472-3075.

Leitura Orante da Bíblia

A Lectio Divina ou Leitura Orante da Palavra de Deus é o modo de nos aproximarmos da Palavra, com a finalidade de orar e entrar em contemplação, isto é, entrar em comunhão com Deus e sua vontade através de sua Palavra. Não é um estudo exegético, mas uma leitura amorosa da Palavra que nos leva a mergulhar no mistério de Deus e descobrir sua vontade em nossa vida.

A Leitura Orante é feira em quatro etapas: primeira – a leitura, onde se procura entender o que o texto diz em si mesmo, lendo com atenção, cada palavra, entendendo seu significado; segunda – a meditação, onde se tenta entender o que o texto nos diz hoje, buscando atualizar a mensagem da Palavra para a nossa vida e nosso cotidiano; terceira – a oração, onde nos perguntamos o que o texto nos faz dizer a Deus? É o momento de conversarmos com Deus; e a quarta – a contemplação, que significa fixar o nosso olhar em Deus e reconhecer a sua presença em nossa história. (FB)

 
Comentários