Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Nossa Senhora da Candelária, Iluminai-nos!
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/01/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

São Paulo (Segunda-feira, 20-01-2014, Gaudium Press) A Festa de Nossa Senhora da Candelária é considerada uma das mais tradicionais celebrações litúrgicas do país. Em São Paulo, a Paróquia Nossa Senhora da Candelária, situada na Região Episcopal Santana, organiza os últimos preparativos para festejar a memória da Virgem Santíssima.

nossa_senhora_da_candelária_1.jpg

A Igreja da Candelária celebrará um novenário de 24 de janeiro a 2 de fevereiro, Festa da Padroeira, ilustrando nos temas propostos para cada dia as principais qualidades de Maria Santíssima para com seu povo fiel e devoto.

Em entrevista à Gaudium Press, o Pároco da paróquia, Padre Elói José Schons, contou que a comunidade está há vários meses preparando o temário da Novena de Nossa Senhora, bem como outros preparativos que envolve a Festa dedicada a Nossa Senhora.

O novenário em honra a Nossa Senhora da Candelária

Com a temática central “Maria, feliz porque acreditou na Palavra do Senhor” (cf. Lucas 1,45), a novena se inicia nesta sexta-feira, 24, às 19h30, com o momento devocional, onde os fiéis preparam seus corações “para celebrar com amor e Fé em comunidade”.

nossa_senhora_da_candelária_2.jpg

Às 20h, será celebrada a Santa Missa com o tema mariano “Maria, ouvinte, orante e praticante da Palavra de Deus”, para ser refletido pelos sacerdotes que presidirão o primeiro dia da novena.

“Em cada dia, teremos um tema mariano e a participação das comunidades, pastorais, grupos e áreas profissionais que serão noveneiros e farão sua consagração à Nossa Senhora da Candelária”, explicou o Padre Elói.

O pároco acredita que o trabalho dos devotos que participam da novena é de fundamental importância, “pois é a parte missionária em que o noveneiro convida nove ou mais famílias entre familiares, amigos, conhecidos e vizinhos para que venham participar da novena e façam uma oferta espontânea à Mãe Candelária”.

nossa_senhora_da_candelária_3.jpg
Padre Elói José Schons | Foto: Paróquia
Nossa Senhora da Candelária

Além do primeiro tema que envolve a espiritualidade de Maria Santíssima, estão ainda contidos na programação da Festa “Maria, incentivadora do seguimento de Jesus Cristo”; “Maria, testemunha do acolhimento da vontade de Deus”; “Maria, missionária da caridade”; “Maria, fiel discípula de Jesus na Cruz”; “Maria, consoladora e animadora dos aflitos”; “Maria, modelo da esperança dos cristãos”; “Maria, indicadora do caminho da salvação”; e “Maria, iluminada e iluminadora da missão da Igreja”.

Segundo o Padre Elói, neste ano, a temática aborda o valor da escuta da Palavra de Deus e o fiel cumprimento de Maria ao plano de Deus.

“Assim, Maria é feliz e nos inspira a agirmos como ela. O tradicional véu que se passa sobre a comunidade no final da celebração nos recorda a sua materna intercessão, cobrindo-nos com seu manto sagrado”, acrescentou.

Continuando, o sacerdote disse que todos os momentos da novena serão importantes para os fiéis, conforme a disposição de cada pessoa, para se abrirem à mensagem do dia.

nossa_senhora_da_candelária_4.jpg
Devotos ascendem as velas em homenagem a Nossa Senhora da
Candelária | Foto: Paróquia Nossa Senhora da Candelária

“Deus opera com a sua misericórdia e amor no coração dos devotos de Nossa Senhora da Candelária”.

Para eles, durante a procissão luminosa pelas ruas ao redor da paróquia, no momento de ofertar as flores e ascender as velas, “símbolo da redenção”, conforme a oração de Nossa Senhora da Candelária, “renovam a nossa Fé em Jesus”.

No final da entrevista, o Padre Elói ainda deixou um recado especial:

“A mensagem deste ano é o convite de Maria para sermos fiéis ouvintes e praticantes da Palavra de Deus. Por isso, aprendamos com Maria o segredo para sermos felizes em acolher e viver a Palavra de Deus com amor.”

Nossa Senhora da Candelária

nossa_senhora_da_candelária_5.jpg

Conhecida também como Nossa Senhora das Candeias ou Nossa Senhora da Luz, na Espanha, a Virgem Santíssima é particularmente venerada em Portugal, desde os primórdios da Festa de apresentação do Menino Jesus no templo e da Purificação de Nossa Senhora, quarenta dias depois de seu nascimento, em 2 de fevereiro.

De acordo com os fatos históricos, a Imagem da Virgem da Candelária teria aparecido em uma praia localizada na ilha de Tenerife, nas Ilhas Canárias, na Espanha, por volta do ano de 1400. Naquela época, os nativos a princípio, se assustaram ao vê-la, porém, suas mãos ficaram imobilizadas quando, numa tentativa de desespero, tentaram atacá-la. Mas logo perceberam a ternura e a paz que exalavam da Virgem Santíssima e logo, converteram-se ao amor mariano e começaram a venerá-la.

A Imagem da Virgem teria sido guardada em uma caverna, onde anos mais tarde, foi construído o Templo e Basílica Real da Candelária. Mais tarde, a devoção a Santíssima Virgem expandiu-se por toda a América.

Quando os padres jesuítas chegaram às terras dos indígenas, os relatos daquele tempo afirmam que eles não tiveram muito trabalho em converter aquele povo já devoto de Maria Santíssima.

O título de Candelária vem por causa das candeias que iluminavam a Imagem da Virgem Maria.

Por Leandro Massoni Ilhéu

 
Comentários