Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Espanha comemora 800 anos da peregrinação de São Francisco de Assis a Santiago de Compostela
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/01/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 21-01-2014, Gaudium Press) O ano de 2014 será cheio de celebrações em Santiago de Compostela; e não é para menos, a Província Franciscana da cidade espanhola, juntamente com a Igreja local, comemora neste ano o 8º Centenário da Peregrinação de São Francisco de Assis a Santiago de Compostela.sao_francisco_de_assis_1.jpg

As celebrações foram iniciadas no dia 17 de janeiro, com uma Celebração Eucarística na Igreja compostelana de São Francisco de Assis, que foi presidida pelo Cardeal Carlos Amigo Vallejo, e foi concelebrada por Julián Barrio, Arcebispo de Santiago de Compostela, além de Dom José Rodríguez Carballo, franciscano e Secretário da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e das Sociedades de Vida Apostólica.

“Para a Família Franciscana, estes 800 anos são também memória de tantos irmãos nossos que viveram seu ser cristão e carisma franciscano com valentia. A eles temos que agradecer as numerosas contribuições no âmbito cultural e científico (…) que, desde a simplicidade soube acionar o motor de uma história nova e reconciliada”, disse Frei José Antonio Castiñeira Chouza, responsável pela Província Franciscana de Santiago, em uma mensagem por ocasião dos 800 anos.

De acordo com Castiñeira Chouza, “para os franciscanos de hoje, o Centenário significa também um desafio: tornar possível na realidade de nossas vidas, onde nos movemos e atuamos, algumas formas de existência construídos a partir da liberdade evangélica; e testemunhar, como Francisco, que Deus se move e habita em nosso mundo”.

Por ocasião dos festejos, a Família Franciscana de Compostela também anunciou que durante este ano haverá diversas atividades para comemorar o acontecimento. Uma delas ocorrerá em março, quando o Convento Franciscano de Santiago realizará a jornada de “Portas Abertas”. Nesta ocasião sao_francisco_de_assis_2.jpgos fiéis e os peregrinos poderão visitar o convento, suas dependências e conhecer de perto o trabalho que os franciscanos realizam ali.

Da mesma forma, aqueles que peregrinem a Santiago de Compostela seguindo os passos de São Francisco de Assis, receberão a “Cotolaya”, a “Compostela Franciscana”.

A cidade de Assis também se juntará à celebração. Entre as atividades previstas haverá uma exposição que ocorrerá entre os dias 22 de agosto e 20 de outubro de 2014 no Palácio Bonacquisti da cidade italiana. A mostra falará sobre a presença franciscana no caminho jacobino, seu legado espiritual e cultural.

Segundo a tradição, acredita-se que entre novembro de 1213 e a Semana Santa de 1215, São Francisco de Assis peregrinou a Santiago de Compostela. O santo partiu a pé da Itália, atravessou a França e chegou a Espanha. (GPE/EPC)

 
Comentários