Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Deus tem coração de pai e também chora, diz o Papa, na Casa Santa Marta
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/02/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Terça-feira, 04-02-2014, Gaudium Press) – Deus também chora: o seu choro é como o de um pai que ama os filhos e jamais os renega, nem mesmo se são rebeldes. Foi o que disse o Papa Francisco durante a homilia da Missa celebrada por ele na manhã desta terça-feira, na Casa Santa Marta.

As leituras do dia apresentaram a figura de dois pais: o rei Davi, que chora a morte do filho Absalão, e Jairo, chefe da Sinagoga, que pede a Jesus que cure sua filha.

O Papa comentou o choro de Davi ao tomar conhecimento da morte do filho, não obstante combatesse contra ele para conquistar o reino.

Davi venceu, mas essa vitória não interessava: “ele esperava o filho! Só isso interessava a ele! Era rei, mas era pai! E assim, quando chegou a notícia da morte do seu filho, o rei tremeu: subiu para a sala e caiu em pranto”:

O Papa comentou: Entre soluços, David dizia: ‘Meu filho Absalão. Meu filho! Meu filho, Absalão! Porque não morri eu em teu lugar! Absalão, meu filho! Meu filho!’. Este é o coração de um pai que jamais renega o seu filho. ‘É um adversário. É um inimigo. Mas é meu filho!’. E não renega a paternidade: chorou… Duas vezes Davi chorou por um filho: desta vez e quando estava para morrer o filho do adultério. Também naquela vez jejuou, fez penitência para salvar a vida do filho. Era pai!.

Outro pai aparece nas leituras de hoje: Jairo, o chefe da Sinagoga.

“Uma pessoa importante – afirmou o Papa -, mas diante da doença da filha, não teve vergonha em jogar-se aos pés de Jesus: ‘Minha filhinha está morrendo, vem e impõe sobre ela as mãos, para que ela seja salva e viva!’. Não sentiu vergonha”, observou Francisco, não pensou naquilo que os outros poderiam dizer, porque é pai, assim como Davi:

Para eles, o mais importante é o filho, a filha! Não há outra coisa. A única coisa importante! Isso nos faz pensar na primeira coisa que dizemos a Deus, no Credo: ‘Creio em Deus Pai…’. Nos faz pensar na paternidade de Deus. Mas Deus é assim. Deus é assim conosco!

O Papa continua: ‘Mas, Padre, Deus não chora!’. Como não! Lembremo-nos de Jesus, quando chorou olhando Jerusalém. ‘Jerusalém, Jerusalém! Quantas vezes quis reunir os filhos como faz a galinha com os pintinhos sob as asas’.

Deus chora! Jesus chorou por nós! E aquele choro de Jesus é justamente a figura do choro do Pai, que nos quer todos com Ele, destacou o Papa.

Isaac, quando vai realizar o sacrifício com Abraão, percebe que levavam a lenha, o fogo, mas não a ovelha. E ao se sentir angustiado, disse: “Pai”. Imediatamente o Pai respondeu: “eis-me aqui, filho”. Do mesmo modo Jesus, no Monte das Oliveiras, disse angustiado: ‘Pai, se queres, afasta de mim este cálice!’. E um anjo veio confortá-lo.

“Assim é o nosso Deus”, disse o Pontífice. Um Pai como o que espera o filho pródigo, que foi embora com o dinheiro e toda a herança. “Este é o nosso Deus!”.

“E a nossa paternidade – seja a dos pais de família, seja a paternidade espiritual de bispos e sacerdotes – deve ser como esta. O Pai tem uma espécie de unção que vem do filho: não pode entender a si mesmo sem o filho! E por isso precisa dele: o espera, o ama, o busca e o perdoa”, continuou o Papa. (JSG)

Da redação, com informações Radio Vaticano

 
Comentários