Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Dom Orani presidirá os festejos na Basílica Nossa Senhora de Lourdes (RJ)
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/02/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Rio de Janeiro (Segunda-feira, 10-02-2014, Gaudium Press) O Arcebispo do Rio de Janeiro, recém-nomeado Cardeal, Dom Orani João Tempesta presidirá uma Missa Solene às 16h na Basílica Nossa Senhora de Lourdes no Rio de Janeiro, nesta próxima terça-feira, 11 de fevereiro.

nossa_senhora_de_lourdes_1.jpg

Os fiéis da região estão se preparando desde o dia 02 de fevereiro, Festa da Apresentação do Senhor, através da novena em louvor a Nossa Senhora de Lourdes. Durante esse período, foram ministradas palestras sobre as 18 aparições de Nossa Senhora a Santa Bernadete. Além disso, foi exibido o filme Canção de Bernadete e transmitida a recitação do terço da Misericórdia ao vivo pela Rádio Catedral, emissora arquidiocesana.

As celebrações do dia 11 serão iniciadas nas primeiras horas do dia. Às 6h será a alvorada e às 7h se rezará a oração das laudes. As Missas serão nos seguintes horários: 7h30, 9h, 10h30 (com unção dos enfermos), 16h (Missa Solene presidida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, seguida de bênção dos enfermos) e 19h. Ao final de todas as Missas será distribuída a milagrosa água da Gruta de Lourdes. Por fim o dia será concluído com a Solene Procissão das Velas pelas ruas de Vila Isabel. Estima-se que por volta de 5 mil fiéis participem das cerimônias neste dia.

nossa_senhora_de_lourdes_2.jpg

Já no dia 15, os festejos serão encerrados às 9h com a celebração da Santa Missa presidida por Dom Orani João Tempesta e transmitida pela Rede Vida de televisão.

História da Basílica Nossa Senhora de Lourdes do Rio de Janeiro

No dia 19 de agosto do ano de 1900 a capela de Nossa Senhora da Conceição de Lourdes foi desmembrada da paróquia São Francisco Xavier e assim foi criada a freguesia de Vila Isabel por ato do Arcebispo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. No dia 15 de fevereiro de 1902 foi realizada a filiação da Confraria de Nossa Senhora de Lourdes à Arquiconfraria de Nossa Senhora de Lourdes, em França. Anos depois a igreja de Nossa Senhora de Lourdes até então situada na antiga Praça 07 de Março, hoje Praça Barão de Drummond, mudou-se para o terreno adquirido no Boulevard 28 de Setembro, 200. Assim, a ereção da nova matriz se dei no dia 07 de maio de 1914. E no dia 20 de dezembro de 1914 foi lançada a Pedra Fundamental pelo Cardeal Dom Joaquim Arcoverde de Albuquerque Cavalcanti. A cerimônia de dedicação do novo templo presidida pelo então Núncio Apostólico no Brasil, Dom Bento Aloísio Masella, ocorreu em 24 de maio de 1943. Alguns anos depois, no dia 23 de maio de 1959, a Matriz recebeu o título de Basílica Menor, concedido pelo Papa João XXIII. Seu tombamento definitivo ocorreu no dia 31 de agosto de 1990 e foi publicado no Diário Oficial de 06 de setembro do mesmo ano.

Trabalhos sociais

A Basílica Nossa Senhora de Lourdes possui uma viva atividade junto à sociedade local. Dentre esses trabalhos sociais ressaltam-se o promovido por um grupo de paroquianos que semanalmente distribui refeições aos moradores de rua; outro grupo, o da Obra Social, que assiste a 185 famílias com a distribuição de roupas e cestas básicas; além de grupos de artesanato, visitas aos enfermos, entre outros.

nossa_senhora_de_lourdes_3.jpg

Vale ressaltar que periodicamente são feitas visitas aos enfermos em residências, hospitais e casas geriátricas dessa região paroquial, que recebem a Sagrada Eucaristia e a milagrosa água de Lourdes.

Por Emílio Portugal Coutinho

 
Comentários