Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Apostolado entre soldados, a “missão especial” do Padre Andrea, de Choi Daejeon, na Coreia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/02/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Daejeon – Coreia do Sul (Sexta-feira, 14-02-2014, Gaudium Press) – Por causa da grande tensão entre o norte e o sul na península coreana, o serviço militar na Coria do Sul é obrigatório e tem a duração de quase dois anos. São 21 meses nos os recrutas ficam expostos a toda forma de perigos. E, sem dúvida, pouco vistos mas muito importantes, o perigo espiritual, o perigo da corrupção moral, do abandono da religião estão presentes nos quarteis, adestramentos e frentes de combate.

corea_Cappellano.jpg

O Padre Andrea Choi Byyung-Kyu, capelão militar na Escola de formação do Exército, tem acompanhado os jovens que estão se formando e oferece a eles um exemplo de Fé e amizade que tem trazido muitos bons frutos.

Durante uma marcha ninguém fala. Cada soldado leva sua mochila de 20 kg e uma pistola de 4 kg: não se tem forças para falar. Só se ouve o som da respiração e a voz do comandante. Às vezes, ouve-se a voz do Padre Andrea que pergunta aos soldados como estão, como esta o exercício. Nas pausas, o sacerdote lhes leva água e algo para comer. Chega a levar a mochila de algum soldado, que já está demasiadamente cansado.

É um testemunho de amizade e Fé. Com isto o Padre Andrea conquista a simpatia dos soldados. Muitos deles o procuram após as jornadas de treinamentos e lhe dizem: “Padre, eu não conheço a Igreja Católica, mas, poço nesse domingo ir a sua paróquia?”.

há também outros que o procuram com os olhos tristes, mas esperançoso: “Padre, eu deixei a Igreja, mas gostaria de voltar. Gostaria de ir a sua paróquia para confessar-me, assistir a missa…”.

Muitos soldados que não podem ir pessoalmente a sua paróquia por estarem servindo em postos junto à fronteira com a Coreia do Norte, onde passam de 6 a 8 meses, enviam cartas para o capelão Padre Andrea.

Em qualquer lugar, sempre missionário

Na verdade, o compromisso missionário de um sacerdote pode desenvolver-se também nas Forças Armadas, no campo de batalha. E é uma boa ocasião para a Igreja da Coreia poder realizar sua missão, aproximando-se de tantas pessoas que ainda não a conhecem.

O caso do Padre Andrea é uma comprovação disso: com seu exemplo e seu testemunho entre os soldados o jovem capelão faz muito pelos soldados e tem aproximado muitos deles da Igreja e dos sacramentos. Ele pertence à Diocese de Daejeon, que tem a sua frente Dom Lazzaro You Heung-sik. Nesta diocese, no próximo mês de agosto, serão realizadas as Jornadas Asiáticas da Juventude.

Vicariato Castrense – Ordinariato Militar

O Vicariato Castrense da Coreia foi erigido em 22 de novembre de 1983 e foi elevado (21 de julho de 1986) a Ordinariato militar com a bula “Spirituali militum curae”, do Papa Juan Pablo II.

Quem dirige o ordinariato é o Bispo franciscano Dom Francesco Saverio Yu Soo-il. Ele conta com 80 sacerdotes diocesanos. Entre eles está o Padre Andrea Choi, que é pároco de Chuel-Byuk.

A Escola Militar fica próxima da paróquia e nela são realizados cursos de preparação para os soldados que partem para 5 semanas de adestramento que se encerram depois de serem percorridos 330 quilômetros a pé pelas montanhas da fronteira.

A cada uma dessas marchas, com os militares segue também o Padre Andrea.

No início de cada marcha ele reza: “Senhor, fique ao meu lado, de modo que eu possa mostrar Te, Senhor, aos soldados durante esta marcha, como no caminho de Emaús”. (JSG)

Da Redação, com informações AsiaNews

 
Comentários