Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Quem quiser seguir Jesus Cristo
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 20/02/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quinta-feira, 20-02-2014, Gaudium Press) – Publicamos os comentários de Dom Zeno Hastenteufel, Bispo de Novo Hamburgo(RS), sobre as leituras propostas para o sexto domingo do tempo comum:

A liturgia deste sexto domingo do tempo comum fala com muita clareza: “quem quiser seguir Jesus Cristo terá que observar os mandamentos”. Este caminho é estreito e ele passa pelo meio dos mandamentos, mas poderá alimentar-se dos sacramentos da Igreja que Jesus Cristo nos deixou. É claro que os outros terão um caminho muito mais largo, terão liberdades maiores, mas não terão alguém, lá na frente, acenando e aguardando a nossa chegada.

Na carta de São Paulo aos Coríntios, neste domingo se fala a respeito de uma sabedoria de Deus, que é completamente diferente da sabedoria deste mundo e da sabedoria dos poderosos deste mundo, que seguem outros valores e julgam segundo outros critérios. Mas, como está escrito, “o que Deus preparou para os que o amam é algo que os olhos jamais viram, nem os ouvidos ouviram, nem coração algum jamais pressentiu” (1 Cor 2,9). E, depois desta colocação, ele ainda acrescenta: “A nós Deus revelou esse mistério através do Espírito. Pois o Espírito esquadrinha tudo, mesmo as profundezas de Deus” (1 Cor 2,10).

Agora, para os que creem e procuram seguir Jesus Cristo, vivendo a sua fé, e procuram seguir a consciência, segundo a moral cristã, há os mandamentos. E Jesus diz claramente: “Não penseis que vim abolir a lei e os profetas. Não vim para abolir, mas para dar-lhes pleno cumprimento” (Mt 5,17-18). Na verdade, ele não veio para abolir a lei e os profetas. Nós podemos até dizer que ele veio para ratificar a antiga aliança e dar continuidade a todos que quiserem seguir a sua mensagem e o seu modo de vida. Ele veio para redimir os pecados e para nos dar condições para seguir sempre com mais fidelidade. É por isso que ele diz: “Se a vossa justiça não for maior do que a justiça dos mestres da lei e dos fariseus, vós não entrareis no reino dos céus” (Mt 5,20).

Há dois mil anos, Jesus já reconhecia a existência de dois grupos: os que estão com ele, seguindo a sua mensagem e observando os seus mandamentos, e o grupo dos fariseus e hipócritas, dos quais ele não espera o mesmo comportamento.

No mundo em que nós vivemos também está sempre mais claro que há uma distância muito grande entre os seguidores de Cristo e os outros, que muitas vezes já foram cristãos, nasceram em famílias religiosas, foram batizados em nossa Igreja, de primeira comunhão feita, mas neste momento estão afastados e cada vez mais distantes da fé e dos seus valores.

Vem agora a missão continental. É nosso propósito ir ao encontro dos afastados. Queremos dar-lhes uma nova oportunidade!

Por Dom Zeno Hastenteufel
Bispo de Novo Hamburgo(RS)

 
Comentários