Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O tempo quaresmal deve ser marcado por uma participação mais intensa na fé de todos os fiéis”, afirma o bispo de Cornélio Procópio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/03/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cornélio Procópio – Paraná (Segunda-Feira, 24/03/2014, Gaudium Press) Dom Getúlio Teixeira Guimarães, bispo da diocese de Cornélio Procópio, no Estado do Paraná, em seu mais recente artigo convida os leitores a refletir sobre o significado da caminhada quaresmal, que realizamos a convite da Igreja e com as graças derramadas pelo Espírito Santo sobre nós, como frutos da nossa participação mais intensa na vida da comunidade cristã que nos leva à grande festa da Páscoa.

De acordo com o prelado, isso só será possível e eficaz se nossos pensamentos e ações forem iluminadas pela luz verdadeira, Jesus Cristo, o nosso Salvador. Ele explica que o povo de Deus é peregrino, pois não temos morada definitiva neste mundo. “Não temos aqui cidade permanente, mas vamos em busca da futura”. (Hb.13,14). Para dom Getúlio, Jesus está hoje com a sua comunidade, como esteve com os discípulos de Emaús, explicando a nós as coisas de Deus e nos solicitando a prática da fraternidade no decorrer do percurso quaresmal.

O bispo afirma que a comunidade de Jesus conta sempre com Ele vivo e ativo junto aos seus, animando a fé e amor de todos e, nos caminhos da fé, que mais uma vez percorremos nesta quaresma, muito está para ser feito e nada é sem solução. Segundo ele, é verdade também que não há uma solução certa e automática para o cristão poder enfrentar os desafios no seu peregrinar nesta vida.

“Há, sim, uma resposta de esperança e de amor, suscitada e iluminada por Deus na vida de todos nós. Não conhecemos o futuro e nem o amanhã e menos ainda sabemos medir as nossas forças, mas conhecemos Aquele em cujas mãos está o nosso destino. Reforço a todas as pessoas de boa vontade algumas atitudes que julgo básicas de uma comunidade cristã que deseja chegar preparada e santificada para celebrar com alegria o mistério do Ressuscitado”, avalia.

Conforme dom Getúlio, o tempo quaresmal deve ser marcado por uma participação mais intensa na fé de todos os fiéis. Ele salienta que a riqueza de uma comunidade está no seu crescer na vivência da fé, porque sem este dom do Espírito Santo os cristãos não poderão jamais se sentir ligados a Cristo e aos seus irmãos. O prelado acrescenta dizendo que sem a virtude da fé, as orações, a escuta da Palavra de Deus, o jejum e a penitência não terão sentido e nunca será um sinal de pertença de seguimento a Cristo e a sua Igreja.

Por fim, o bispo enfatiza que o itinerário quaresmal solicita de todos os cristãos a participação nos exercícios quaresmais propostos pela celebração litúrgica e pela Palavra proclamada, como: a oração, o jejum, a penitência e a conversão. Para ele, tudo isto deve ser enriquecido com a participação e a recepção dos sacramentos, renovando a espiritualidade com novas experiências oferecidas pelas nossas comunidades.

“Estejamos sempre atentos ao que nos disse Bento XVI, quando lembrou a todos cristãos do mundo inteiro: ‘Quaresma é um tempo de penitência, de obras de caridade e de conversão. Um tempo de vigor espiritual a ser vivido com Jesus, não com orgulho ou presunção, mas usando as armas da fé, que são a oração, o ouvir a Palavra de Deus e a penitência'”, conclui. (FB)

 
Comentários