Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Igreja na França batizará mais de 3 mil durante a Páscoa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 04/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Paris – França (Sexta-feira, 04-04-2014, Gaudium Press) A Igreja na França publicou o seu habitual informe sobre o número de adultos que pediram para ser admitidos na Igreja Católica e que em sua maioria receberão os sacramentos da iniciação cristã na festa da Páscoa. O documento assinala que 3631 adultos pediram para receber o Batismo, o que demonstra o contínuo crescimento nos anos anteriores, uma vez que são 411 catecúmenos a mais que em 2013 e 1222 a mais do que em 2005. Esta situação foi descrita pelos Bispos como “um aumento com regularidade”.

batizados_franca_pascoa_1.jpg

As estatísticas coletadas pela Igreja incluem adultos que procuram os sacramentos, cuja faixa etária é de 20 a 25 anos para os homens e 25 a 30 para as mulheres, em ambos os casos 25% dos catecúmenos. Outro dado interessante é pertencer ou não a alguma religião prévia a conversão ao catolicismo. A maioria dos candidatos (45%) se identificaram como cristãos, enquanto que cerca de 20 por cento afirmaram não ter qualquer filiação religiosa anterior. 72 por cento dos catecúmenos vivem em regiões urbanas.

Razões para se tornar um católico

O relatório afirma que, além das circunstâncias que podem levar muitos a Fé (não saber como responder às perguntas dos filhos, a experiência da morte de um ente querido ou o testemunho extraordinário de um crente) a generalidade dos convertidos refere que se sentiram atraídos pela unidade e confiança entre os católicos. “Isto se expressa em quase todos os catecúmenos. Descobrem a alegria da fraternidade entre os cristãos, uma relação simples e verdadeira entre as pessoas em nome de Cristo”, destacou.

Entre os atrativos que os catecúmenos destacam do testemunho da Igreja se encontram a possibilidade de um relacionamento pessoal com Deus, a alegria cristã, a vida comunitária, as obras de solidariedade, o sentimento de unidade, a certeza sobre o sentido da vida, a confiança e a beleza da liturgia.

batizados_franca_pascoa_2.jpg

Os catecúmenos são formados na Fé por um período de um a dois anos, e sua preparação é acentuada a medida que se aproxima a festa da Páscoa. Normalmente recebem o Batismo na Vigília Pascal na mesma paróquia a qual pertencem. Um dos efeitos dessas conversões é que podem atrair outros membros da família, em especial crianças e jovens que pedem para fazer parte da Igreja assim como seus irmãos mais velhos. Neste ano, cerca de 1500 adolescentes fizeram este pedido e foram convidados pelo Bispo para receber o sacramento com seus irmãos.

“A batalha da Fé envolve todo o ser”, comentou o documento dos Bispos franceses após explicar as motivações dos próximos adultos católicos. “Este é o mistério de Deus na vida. A Igreja celebra, uma vez que é um nascimento.” (GPE/EPC)

 
Comentários