Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Canadá cunha moedas comemorativas pela canonização do Beato João Paulo II
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 09/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ottawa – Canadá (Quarta-feira, 09-04-2014, Gaudium Press) A Corporação Royal Canadian Mint, responsável pela produção das moedas usadas no Canadá, anunciou a criação de 10 mil unidades comemorativas em ouro e prata por ocasião da canonização do Beato João Paulo II. As moedas exibem a figura do Pontífice, o seu nome, assinatura e data moedas_beato_joao_paulo_ii.jpgde canonização. “O ano de 2014 marca a canonização do Papa João Paulo II”, explica a apresentação da edição especial. “Não só foi o primeiro Papa católico romano a visitar o Canadá, mas um líder eclesial cujo pontificado marcou muitos marcos históricos ao redor do mundo. A Royal Canadian Mint tem o orgulho de celebrar as três visitas do Papa João Paulo II ao Canadá, assim suas muitas realizações, com uma moeda original projetada em ouro 99,99% puro”.

A justificativa para a comemoração incluiu vários fatos interessantes sobre a vida do Pontífice, como sua eleição com a idade de 58 anos, o que o tornou o Papa mais jovem do século XX, e a extraordinária duração de seu pontificado, o terceiro mais longo da história. “O Papa João Paulo II se converteu no primeiro Papa a visitar o Canadá em 9 de setembro de 1984. Viajou mais de 15 mil quilômetros nos 12 dias seguintes, visitando mais de 17 cidades, celebrando a Eucaristia, pronunciando homilias e ministrando palestras para uma série de auditórios”, recordou a corporação.

Ele também mencionou uma breve visita em 1987 a uma região que o Beato não poderia visitar devidamente por causa do mau tempo e a última viagem do Papa ao país, por ocasião da Jornada Mundial da Juventude em 2002, quando presidiu a Eucaristia com a participação de mais de 800 mil pessoas. “Apenas algumas semanas depois de sua morte em abril de 2005, o Papa Bento XVI iniciou o processo de canonização”, afirmou a Royal Canadian Mint, que recordou a beatificação do Pontífice em 2011 e o decreto para sua canonização, anunciado em setembro de 2013.

O desenho da moeda é baseado em uma fotografia tirada quando o Beato elevou a Hóstia Consagrada ao celebrar a Eucaristia em sua primeira viagem ao país. No total foram cunhadas 1500 unidades de ouro e 8500 em prata, correspondentes de forma simbólica aos valores de 25 e 10 dólares canadenses, mas o seu custo é muito maior do que esse valor: 649,95 dólares em ouro e 69,65 em prata. (GPE/EPC)

 
Comentários