Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Abertura do ano do Bicentenário da fundadora das Irmãs Beneditinas em Nova Veneza
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 15/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Nova Veneza – Santa Catarina (Terça-Feira, 15/04/2014, Gaudium Press) A Paróquia São Marcos, da cidade de Nova Veneza, pertencente à diocese de Criciúma, no Estado de Santa Catarina, realizou no último sábado, dia 12 de abril, a celebração de abertura do Bicentenário do Nascimento de Madre Maria Schiapparoli, Serva de Deus e Fundadora da congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência.

Mais de 60 religiosas consagradas, além de postulantes e noviças, vindas de outros Estados brasileiros e também do exterior participaram da celebração eucarística organizada para marcar a data. A missa aconteceu às 19h, presidida pelo bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, e concelebrada pelo pároco, Padre Itamar Mazzucco, e pelos padres Adair Pasini e Aguinaldo Zucchinali.

Durante a sua homilia, dom Jacinto afirmou que a congregação é um instrumento para ajudar as pessoas a encontrarem a liberdade em Jesus Cristo. Para ele, o trabalho das irmãs é fundamental para este mundo em que há tantas tristezas e injustiças, onde muitas vezes o ser humano é escravizado e lhe tiram a dignidade e a alegria do coração.

O prelado ainda reforçou que todas as boas obras que fazemos são para a glória de Deus. “Não deixem faltar vocações, porque sem elas, as obras vão enfraquecer. Onde houver a presença das irmãs, haverá outro espírito. As irmãs consagram sua vida por amor a Deus, a serviço da congregação, servindo a Cristo nas pessoas. A felicidade está no servir com amor e generosidade”, enfatizou ele.

A Conselheira Geral da Congregação, Irmã Lúcia Gava, que é natural de Nova Veneza e há seis anos mora na Itália, veio para o evento em nome da Madre Geral, Lina Maria Girotto, que não pode comparecer por motivos de saúde. Ela afirmou que celebrar a memória é trazer presente e reavivar nelas o espírito com que as suas fundadoras iniciaram.

Ainda segundo a irmã, as religiosas da congregação têm trabalhado pela divulgação das virtudes das fundadoras Maria e Giustina em favor do processo de canonização, já iniciado no ano 2000. “Muitas graças já foram alcançadas, mas é preciso um milagre para a beatificação e outro para a canonização”, explicou.

Ao término da missa, dom Jacinto pediu as bênçãos de Deus e a intercessão das fundadoras sobre toda a congregação. Nos momentos finais Irmã Lúcia ainda leu a mensagem enviada pela Madre Geral, Lina Maria Girotto, que dá abertura ao ano do Bicentenário do nascimento da fundadora:

“Em 1849, iniciou, em Voghera – Itália, ‘o Pobre Instituto Schiaparolli’, como elas mesmas costumavam defini-lo, uma obra silenciosa de prevenção e de educação para as crianças pobres, órfãs e abandonadas. O Instituto era paupérrimo, mas a pobreza era vista com grande dignidade, plena da ilimitada confiança na Divina Providência. Assim a vida das Irmãs Schiaparolli se consumia, inteiramente, a serviço das crianças às quais ensinavam, além das virtudes cristãs, a manter-se com o próprio trabalho e aprender um ofício para o amanhã, sem pedir esmolas, porque confiavam na Divina Providência, não deixavam de trabalhar e ganhar o pão com a fadiga de cada dia”, afirmou em sua mensagem.

Depois da missa, os participantes se dirigiram para o Teatro Municipal e acompanharam a encenação “Giustina e Maria: duas vidas num mesmo amor”, apresentada pelo Grupo Tau de Teatro. Houve ainda uma apresentação de dança do Grupo Folclórico Ítalo-Brasileiro de Nova Veneza e um coquetel de encerramento para todos os presentes.

Congregação das Irmãs Beneditinas da Divina Providência

Conforme a Irmã Lúcia, atualmente mais de 350 religiosas dão continuidade à obra iniciada pelas irmãs Maria e Giustina Schiapparoli em 14 países: Itália, Brasil, Albânia, Romênia, Índia, Quênia, Guiné-Bissau, Paraguai, Bolívia, México, Argentina, Malawi, Moçambique e Tanzânia.

Já na cidade catarinense de Nova Veneza, berço de mais de 50 religiosas consagradas, a acolhida às Irmãs Beneditinas da Divina Providência ocorreu no ano de 1936, com a chegada de sete missionárias. (FB)

 
Comentários