Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Qual é a melhor maneira de viver a Páscoa?
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação (Quarta-feira, 16-04-2014, Gaudium Press) “Que absurdo!”, exclamou uma senhora aparentando os seus 50 anos de idade, com uma lista de compras em uma das mãos e uma calculadora na outra. A indignação daquela mulher era óbvia: os preços abusivos dos ovos de páscoa. “Como poderei comprar ovos para todos os meus netos? Como eles vão passar a Páscoa sem os ovos que me pediram?”, continuou, como se suas palavras indignadas pudessem de alguma forma reduzir aqueles preços tabelados.

pascoa.jpg

Neste momento parei o meu carrinho, pois eu também estava fazendo compras, e comecei a refletir. Páscoa? Mas o que é a Páscoa? Será apenas mais um feriado? Ou será uma oportunidade para comer chocolate por cima da dieta? Para muitos católicos a resposta parece ser óbvia, mas para tantos outros…

A palavra Páscoa é derivada do termo hebraico Pessach, que significa passagem. Os judeus até hoje celebram a festa da Pessach, na qual recordam a fuga da escravidão no Egito e a passagem pelo Mar Vermelho, aberto por Moisés.

Com a vinda de Nosso Senhor Jesus Cristo, que também celebrou a Pessach (na última ceia), a celebração recebeu outro significado: a nossa libertação da escravidão do pecado para a liberdade em Cristo, através do Batismo e de sua redenção na Cruz.

Portanto a Páscoa não é apenas mais um feriado, mas uma celebração na qual devemos festejar nossa libertação. Mas, será que basta comer ovos de chocolate para bem viver esse momento?

Bom, os ovos foram acrescentados à tradição da Páscoa e se tornaram um símbolo da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. O ovo é um símbolo de nascimento. Com o tempo, os franceses resolveram rechear os ovos de galinha e os pintar do lado de fora. Hoje em dia os ovos são feitos inteiramente de chocolate.

Mas então, qual é a melhor maneira de viver a Páscoa? Se um ente querido estivesse para morrer, o que faríamos? É claro que tentaríamos passar o máximo de tempo ao lado dele, consolando-o, ao menos, com a nossa presença.

Ou se o filho de um parente muito próximo estivesse para nascer, qual seria a nossa reação? Será que ficaríamos indiferentes, em nossa casa, comendo chocolate? Creio que a reação normal seria de ansiedade. Ligaríamos para o hospital, para a família, enfim, procuraríamos saber se já nasceu aquele que é tão aguardado.

Agora, voltemos para a pergunta inicial: qual é a melhor maneira de viver a Páscoa? Com certeza é acompanhando as cerimônias da Semana Santa, particularmente do Tríduo Pascal (Quinta-feira Santa, Sexta-feira Santa e Sábado de Aleluia). Assim poderemos vivenciar não só a Paixão do Senhor, mas também sua Ressurreição. Essa é a Páscoa verdadeira! Sim, os ovos de chocolate também são bem-vindos, mas apenas como complemento da alegria da Ressurreição de Cristo.

Que tal vivermos o verdadeiro sentido da Páscoa cristã este ano? A decisão está em suas mãos!

Por Emílio Portugal Coutinho

 
Comentários