Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Setor Juventude da diocese de Caxias do Sul realiza Via Sacra na Sexta-Feira Santa
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Caxias do Sul – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 17/04/2014, Gaudium Press) O Setor Juventude da diocese de Caxias do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, promoverá na Sexta-Feira Santa, dia 18 de abril, a Via Sacra nos Pavilhões da Festa da Uva. O evento, que tem entrada franca, inclusive para carros, conta com o apoio da Secretaria Municipal de Turismo de Caxias do Sul.

De acordo com os organizadores, a atividade terá início a partir das 9h, sob a coordenação do padre Rudinei Zorzo, referencial do Setor Juventude da Diocese de Caxias do Sul Durante a realização da Via Sacra, os jovens encenarão os momentos mais sofridos da vida de Jesus Cristo, desde o beijo traidor de Judas até a morte na cruz.

O percurso da Via Sacra avança por uma escadaria de cerca de 250 degraus, onde serão encenadas as 14 estações, terminando diante do Monumento Jesus Terceiro Milênio. O Setor Juventude convida os jovens e a comunidade em geral para acompanhar o trajeto em oração, orientados por reflexões e explicações pontuais entre as estações.

É importante destacar, segundo a organização do evento, que a entrada de ônibus e veículos deverá ocorrer pelo portão 8 dos Pavilhões da Festa da Uva e que os pedestres poderão utilizar o portão principal. O Parque Mário Bernardino Ramo fica localizado na Rua Ludovico Cavinatto, número 1431, no bairro Nossa Senhora da Saúde, em Caxias do Sul.

Via Sacra

A Via Sacra é uma oração que nos lembra o caminho da dor e do sofrimento de Jesus, no percurso de sua missão Redentora, a partir do Tribunal de Pilatos até o Monte Calvário. A Via Sacra é composta por 14 estações: 1ª – Jesus é condenado à morte; 2ª – Jesus carrega a cruz às costas; 3ª – Jesus cai pela primeira vez; 4ª – Jesus encontra a sua Mãe; 5ª – Simão Cirineu ajuda a Jesus; 6ª – Verônica limpa o rosto de Jesus; 7ª – Jesus cai pela segunda vez; 8ª – Jesus encontra as mulheres de Jerusalém; 9ª – Terceira queda de Jesus; 10ª – Jesus é despojado de suas vestes; 11ª – Jesus é pregado na cruz; 12ª – Jesus morre na cruz; 13ª – Jesus é descido da cruz; 14ª – Jesus é sepultado.

Setor Juventude

Segundo documento da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, o Setor Juventude é um espaço que articula, convoca e propõe orientações para a Evangelização da Juventude, respeitando o protagonismo juvenil, a diversidade dos carismas, a organização e a espiritualidade para a unidade das forças ao redor de algumas metas e prioridades comuns.

Fazem parte do setor pastorais da Juventude, movimentos eclesiais, nova comunidades, congregações religiosas que trabalham com juventude, catequese crismal, pastoral vocacional, pastoral da educação, pastoral familiar, pastoral do adolescente, pastoral universitária e outros segmentos eclesiais envolvidos com a evangelização juvenil. (FB)

 
Comentários