Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Farroupilha acolhe pré-romaria da festa da Mãe de Caravaggio
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Farroupilha – Rio Grande do Sul (Terça-Feira, 22/04/2014, Gaudium Press) Em preparação a Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio – que ocorre nos dias 24, 25 e 26 de maio – são realizadas as chamadas pré-romarias, que antecipam a festa e levam milhares de fiéis a cada final de semana ao Santuário de Nossa Senhora de Caravaggio, na cidade de Farroupilha, no Rio Grande do Sul.

A primeira pré-romaria, a Romaria da Cooperativa dos Transportadores Autônomos de Farroupilha (Cooperfar), foi realizada no domingo, dia 20 de abril. Cerca de 170 caminhoneiros saíram às 6h45min do ponto de encontro, na RS-122, rumo ao Santuário. Para o coordenador do evento, Alcionei Roque Silva, a participação atingiu a expectativa e o número de caminhoneiros da região, ao longo das últimas edições, têm se mantido o mesmo. Durante o percurso, através das buzinas, os caminhoneiros homenagearam a Santa e pediram proteção.

Chegando ao Santuário foi realizada a celebração eucarística, presidida pelo reitor padre Gilnei Fronza. A cerimônia, que teve início às 8h, foi marcada por momentos de homenagens e bençãos aos caminhoneiros e seus familiares.

A programação das próximas romarias será a seguinte: 26 de abril – 2ª Motor Home, a partir das 10h30min; 27 de abril – 6ª Romaria dos Carros Antigos, com início às 11hs; 4 de maio – 11ª Romaria dos Ciclistas, a partir das 10h45min; 10 de maio – 21ª Cavalgada da Fé, com começo previsto para às 11h; 11 de maio – 7ª Romaria dos Jipeiros, a partir das 10h; 17 de maio – 5ª Caminhada e Corrida da Fé de Caravaggio, com início às 10h30min; 18 de maio – 36ª Romaria dos Motociclistas, que ocorrerá durante todo o dia.

Romaria de Nossa Senhora do Caravaggio

A 135ª Romaria de Nossa Senhora de Caravaggio, acontecerá nos dias 24, 25 e 26 de maio, sob o lema “Nossa Senhora de Caravaggio, ajudai-nos a caminhar na liberdade e na dignidade dos filhos e filhas de Deus”.

História do Santuário de Caravaggio

No dia 26 de maio de 1921, a então capela pertencente à comunidade Nossa Senhora do Caravaggio, em Farroupilha, foi elevada a Santuário Diocesano. A estátua de Nossa Senhora de Caravaggio que se encontra no altar do Santuário Diocesano, foi fabricada em Caxias do Sul/RS no ano de 1885, pelo artista plástico conhecido como Stangherlin. O modelo foi o quadro em preto e branco, datado de 1724, com a imagem da santa que ocupava o altar da primeira capela.

A construção do atual Santuário de Caravaggio durou exatamente 18 anos (1945 – 1963). Imponente, com seu estilo romano e capacidade para 2 mil pessoas, uma das características mais marcantes da construção está nos grandes ambientes e na iluminação que preenche as salas do santuário. Dentro, existe uma fonte de água (lembrando a Aparição de Nossa Senhora), benta em 26 de setembro de 1985.

Em 1959, Nossa Senhora de Caravaggio foi declarada pela Santa Sé, Padroeira da Diocese de Caxias do Sul. Hoje, a comunidade é composta por cerca de 140 famílias e mais de 650 habitantes. (FB)

 
Comentários