Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O que é a inveja
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 23/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Redação – (Quarta-feira, 23-04-2014, Gaaudium Press) – Definir qual seja o significado exato de um termo é, muitas vezes, uma necessidade até de vida espiritual, uma vez que, hoje em dia, existe não pouca confusão em torno de muitas palavras.

Vejamos, então, o que é a inveja:pensadores.jpg

Etimologicamente, a palavra “inveja” vem do verbo latino videre que indica a ação de ver, e da partícula in. Desta forma, invidere significa olhar com maus olhos, projetar sobre o outro um olhar malicioso.
Segundo o Novo Dicionário Aurélio da Língua Portuguesa (1986) inveja é: 1- desgosto ou pesar pelo bem ou pela felicidade de outrem; 2- Desejo violento de possuir o bem alheio.

O Dicionário Houaiss (2003), define inveja como: “sentimento em que se misturam o ódio e o desgosto, e que é provocado pela felicidade ou a prosperidade de outrem. É o desejo irrefreável de possuir ou gozar, em caráter exclusivo, o que é possuído ou gozado por outrem”.

Para Tanquerey (1955, p. 531), a inveja é ao mesmo tempo: “paixão e vício capital. Como paixão é uma espécie de tristeza profunda que se experimenta na sensibilidade à vista do bem que se observa nos outros; esta impressão é acompanhada duma constrição do coração que lhe diminui a atividade e produz um sentimento de angústia…”

Segundo a Enciclopédia Europeo-Americana (1930, p. 203) a inveja, no seu conceito filosófico, “É uma paixão que é ao mesmo tempo, filha do orgulho e da malquerença. É um profundo pesar do bem que o outro goza e que se volta contra as pessoas a quem quer mal porque possuem o que ele por inveja quisera para si”.

As definições sobre a inveja que oferecem os diversos filósofos no decorrer da História concordam notavelmente entre si:

Na tradição aristotélica, ela é uma dor causada pela boa fortuna que goza alguns de nossos semelhantes. Para São Tomás de Aquino (Suma Teológica II-II, q. 36, a. 1.) a inveja é: “A tristeza do bem alheio enquanto se considera como mal próprio, porque diminui a própria glória ou excelência”.

Por Diácono Inácio Almeida, EP

 
Comentários