Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


João Paulo: fatos de seu pontificado
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 24/04/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 24-04-20144, Gaudium Press) – Pode-se afirmar que o pontificado de João Paulo II quebrou muitos recordes.

joao_paulo_ii.jpg

Mas, para além dos números, foi um período no qual a Igreja Católica respondeu aos desafios de seu tempo graças à orientação de João Paulo II. Alguns fatos:

Comunismo

Um dos desafios iniciais de seu pontificado era a “Guerra Fria”, uma luta ideológica que dividia o mundo em dois blocos.

João Paulo II havia sofrido na própria pele a opressão de dois governos autoritários e ateus: o regime dos nazistas e o regime dos comunistas.

Sua atuação foi importante para a queda do comunismo na Europa. Uma de suas primeiras viagens foi a seu país natal, a Polônia, em 1979. Uma visita que encheu os poloneses de coragem para lutarem por sua própria liberdade.”Não tenhais medo. Só Ele tem palavras de vida eterna”, dizia logo no início de seu pontificado.

As viagens

João Paulo II foi um Papa que viajou bastante: chegou a todos os cantos do mundo. Fez 104 viagens internacionais visitando 130 países. Colocado em quilômetros, o percurso realizado chega à soma de 30 voltas em torno da Terra. Só lhe faltou visitar a China e a Russia, socialistas.

Guerras

Durante seu pontificado, vários conflitos cobriram de sombras o panorama internacional.

Eram as guerras da Ruanda, Kosovo, Sudão, Iraque, a guerra dos Bálcãs…Como sobrevivente de da II Guerra Mundial, o Papa não se manteve calado e converteu-se na voz que clamava contra a violência:
“Parem, parem…”

Santos

Ele foi o um Papa que trabalhou para canonizar pessoas próximas de seu tempo. Elevou à gloria dos altares centenas deles cujas vidas são exemplo para os cristãos de hoje.

Como exemplo disso pode ser citada a beatificação conjunta do casal Luigi e Maria Beltrame.

Dignidade das Mulheres

De um modo novo ele preocupou-se com a Mulher.

João Paulo II foi o primeiro Papa que escreveu uma carta dirigida às mulheres: a “Mulieris Dignitatem”, (“A Dignidade da Mulher”).

Nela, ele convidava a uma reflexão sobre o papel e a responsabilidade pessoal, cultural, social e eclesial da mulher.

Cultura do descarte

Vivendo em um mundo que já desejava e iniciava a prática da “cultura do descarte”, ele transformou sua enfermidade, com todas as suas dificuldades e sofrimentos, em um ensinamento: manteve suas atividades até o último momento.

O Papa e os Jovens

João Paulo II entendeu que os jovens necessitavam de um acompanhamento e uma atenção especial. Por isso idealizou encontros exclusivamente para eles. Ele foi o criador das Jornadas Mundiais da Juventude.

O Papa se sentia como um a mais entre os jovens: “Se vives com os jovens, tens que converter-te em um jovem!”, dizia ele.

Em seu pontificado de quase 27 anos ele superou etapas e alcançou muitas metas, mas, acima de tudo, foi capaz de atingir milhões de cristãos falando diretamente ao coração de cada um deles.

Dia 27 de abril teremos o melhor reconhecimento de tudo isso. Ele será canonizado em uma grande cerimônia pública de alcance mundial. Então os povos todos poderão continuar relembrando-o e, sobretudo, poderão dizer: São João Paulo II, Rogai por nós! (JSG)

Da redação, com informações Romereports

 
Comentários