Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“O trabalho supõe solidariedade e responsabilidade”, diz bispo de Santa Cruz do Sul
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 02/05/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santa Cruz do Sul – Rio Grande do Sul (Sexta-Feira, 02/05/2014, Gaudium Press) Com o título “A benção do trabalho”, Dom Canísio Klaus, Bispo da Diocese de Santa Cruz do Sul, no Estado do Rio Grande do Sul, escreveu um artigo dando ênfase ao Dia Mundial do Trabalhador, comemorado ontem, dia 1º de maio. No texto, ele afirma que a data nos faz recordar que, conforme destacou o Papa Paulo VI, “o trabalho é querido e abençoado por Deus”.

Segundo o Bispo, cabe ao ser humano, dotado de inteligência, imaginação e sensibilidade completar a obra da criação, independente de ele ser artista ou artífice, empreendedor, operário ou camponês. Dom Canísio ainda cita uma frase do Papa João Paulo II: “Graças ao seu banco de trabalho, junto do qual exercitava o próprio ofício, junto a Jesus, José aproximou o trabalho humano do mistério da Redenção”.

Ainda de acordo com o Prelado, partindo dos ensinamentos destes dois Papas nos lembramos de todas as pessoas que realizam o seu trabalho com alegria e dedicação. “Agradecemos a Deus o dom do trabalho que ele nos deu para o aperfeiçoamento da obra da criação. Somos felizes por podermos usar nossa força física e nossa capacidade intelectual para o trabalho que completa a nossa identidade e contribui para o desenvolvimento dos povos e a redenção da humanidade.”

Com relação ao trabalho de São José na carpintaria de Nazaré, Dom Canísio avalia que não existe trabalho indigno para o ser humano; o que existe, sim, são condições indignas para o trabalho. Ele lembra também que a Campanha da Fraternidade deste ano nos alertou para as situações de trabalho escravo, onde as pessoas são exploradas e não valorizadas como seres humanos. Conforme o Bispo, a Doutrina Social da Igreja afirma que nenhuma pessoa pode ser submetida a trabalho escravo ou ser forçada a trabalhar em ambientes insalubres sem a devida proteção.

Para o Prelado, o trabalho deve servir para aproximar as pessoas entre si e vir em benefício de toda a humanidade, e por isso ele supõe a solidariedade e a responsabilidade. Diz Paulo VI: “Herdeiros das gerações passadas e beneficiários do trabalho dos nossos contemporâneos, temos obrigações para com todos, e não podemos nos desinteressar dos que virão depois de nós aumentar o círculo da família humana. A solidariedade universal é para nós não só um fato e um benefício, mas também um dever”.

Por fim, por intermédio de Nossa Senhora Aparecida, São José Operário, e os santos recém-canonizados São José de Anchieta, São João XXIII e São João Paulo II, Dom Canísio invoca as bençãos de Deus sobre todos os trabalhadores, que têm a graça de contribuírem com a obra da criação e da redenção. “Que Deus a todos abençoe”, conclui. (FB)

 
Comentários