Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Papa, na Audiência Geral: a Criação é o maior presente de Deus para o homem
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/05/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano – (Quarta-feira- 21-05-2014, Gaudium Press) – Em sua catequese nesta quarta-feira, 21, Francisco prosseguiu sua série sobre os sete dons do Espírito Santo falando desta vez sobre a ciência. Mais de 70 mil peregrinos estavam presentes na Audiência Geral, na Praça de São Pedro. Antes dela, o Papa percorreu a Praça a bordo de seu jipe aberto para cumprimentar com acenos a multidão de fiéis.

O Santo Padre explicou que “Quando se fala em ciência, o pensamento nos remete imediatamente para a capacidade do homem de conhecer sempre melhor a realidade que o circunda e de descobrir as leis que regulam a natureza e o universo. Todavia, a ciência que vem do Espírito Santo não se limita ao conhecimento humano: é um dom especial que nos leva a entender, através da criação, a grandeza e o amor de Deus e a sua relação profunda com cada criatura”.

Segundo o Papa, o dom da ciência nos ajuda a não cair no risco de nos considerarmos senhores da criação. A Criação é um presente de Deus. Ela nos foi entregue por Deus para que seja cuidada, preservada e utilizada para benefício de todos, com respeito e gratidão.

O dom da ciência, prosseguiu o Santo Padre, nos ajuda a olhar as pessoas e as realidades que nos circundam sem ver nelas o absoluto, mas sabendo reconhecer os seus limites e seu fim último que é Deus: tudo isto é motivo de serenidade e de paz. “Somos superiores aos anjos, como diz o Salmo 8”, afirmou o Papa. Quando criou o homem, Deus viu que se tratava de algo “muito bom”. Aos olhos do Senhor, somos a coisa mais bela da criação, estando até mesmo acima dos anjos. Agradeçamos ao Senhor por esta predileção.

Mas, esta é uma predileção que implica em responsabilidade, ressaltou o Papa, lembrando que “este presente de Deus para o homem”, traz como consequência a obrigação de proteger a natureza. Cuidar da criação é cuidar do dom de Deus e é agradecer a Ele por ter recebido esta incumbência.

O Pontífice foi enfático: “Esta deve ser a nossa atitude em relação à natureza: protegê-la, caso contrário, a natureza nos destruirá. Não nos esqueçamos disso.” Suas reflexões finais foram: ” se não protegermos a criação, ela nos destruirá. Devemos refletir sobre isso e pedir ao Espírito Santo o dom da ciência para entender bem que a criação é o presente mais belo de Deus, o presente para a melhor das criaturas que Ele criou, que é a pessoa humana.” (JSG)

Da redação com informações Radio Vaticana

 
Comentários