Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Informar para formar e evangelizar é o empenho da Arquidiocese de Bogotá
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/06/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Bogotá – Colômbia (Quarta-feira, 11-06-2014, Gaudium Press) Aqueles que por estes dias acessarem a página web da Arquidiocese de Bogotá notarão um novo desenho, uma aparência mais limpa, com uma maior inteiração através das redes sociais. Esta nova imagem e desenho, assim como a mudança do periódico ‘El Catolicismo’ -meio de comunicação arquidiocesano e decano dos jornais na Colômbia, que passou do papel para o mundo virtual-, são somente algumas pequenas amostras do novo rumo que o Cardeal Rubén Salazar Gómez, Arcebispo de Bogotá e Primaz da Colômbia, quer dar às comunicações da Diocese que preside, e cujo objetivo é favorecer o encontro entre a comunidade eclesial.

arquidiocese_de_bogota_1.jpg

O purpurado encarregou o Padre Efraín Mejía, comunicador, pároco na cidade Bolívar e agora assessor de comunicações da Arquidiocese de Bogotá, para levar a cabo toda esta transformação. A Gaudium Press conversou com o sacerdote que ofereceu maiores detalhes sobre o processo de mudança a nível de comunicações que vive a Arquidiocese de Bogotá.

Fortalecer a Pastoral das Comunicações e dar maior ênfase aos meios virtuais

“Dom Salazar é uma pessoa muito dada a Pastoral da comunicação. Nas Dioceses e Arquidioceses onde ele esteve, essas Pastorais se fortaleceram muito. Ele se dá conta da importância que tem a comunicação em uma organização (…) criou a Pastoral da comunicações da Arquidiocese e me nomeou como assessor”, comentou o Padre Mejía.

Neste processo de mudança, os meios virtuais têm um lugar preferencial. “Começamos a escutar as mensagens do Papa e dos Papas anteriores para as Jornadas Mundiais das Comunicações Sociais, e sentimos uma ênfase muito grande dos meios virtuais: uma tecnologia a serviço do homem”. “Então -continuou o sacerdote-, começamos a ver a força que tem os meios virtuais e decidimos mudar a página da Arquidiocese e o ‘El Catolicismo’.

É assim que a Arquidiocese de Bogotá se aventura a transformar sua página web, assim como seu meio de comunicação. “Foi se desenvolvendo a página, é uma página muito limpa, fácil de navegar, interativa (…) com imagens”, acrescentou.

Informar para formar e evangelizar

O sacerdote também fez uma especial menção sobre os critérios de comunicação com os quais se transmitem as notícias do ‘El Catolicismo’, sublinhando o rol formativo do meio de comunicação: “Nós não somos um meio de comunicação comercial, somos um meio de comunicação da Igreja (…) É um jornal com uma característica, que é a seguinte: que informa para ajudar a formar. O que seria ajudar a formar?… evangelizar (…) Tudo o que fazemos no periódico será sob a ótica da Igreja Católica, com o olhar da Igreja Católica”.

De tal maneira que as seções com as quais conta agora o meio virtual -Editorial, Opinião, Atualidade, Família, Formação, Arte e Cultura, entre outras-, são desenvolvidas à luz da Igreja, e tem também por objetivo “mostrar a catolicidade da Igreja”. Um trabalho que é possível graças ao trabalho de uma coordenadora e jornalista, de uma corretora de estilo, um desenhista e a secretaria, que formam a equipe que dirige o Padre Mejía.

Tecnologia a serviço da comunidade eclesial

Mas os meios virtuais também favorecerão a interação entre a comunidade eclesial, que é um dos propósitos das comunicações na Arquidiocese. Através da nova página web, todos os sacerdotes da jurisdição eclesial, assim como os empregados da cúria, diretores das congregações religiosas em Bogotá, assim como cada paróquia, contará com sua própria conta de correio eletrônico, com a qual, além disso, poderão ingressar a uma rede social interna, muito similar ao Facebook, onde compartilharão informações referentes a Arquidiocese.

Quatro frentes de trabalho e uma rede de comunicadores

Mas o trabalho da Pastoral da Comunicação não se limita unicamente aos projetos virtuais, a partir dali, como expôs o Padre Mejía, estão trabalhando quatro frentes: a primeira delas, focada no noticioso e aos meios virtuais, que inclui o desenvolvimento da página web da Arquidiocese e ‘El Catolicismo’. A segunda frente é a da comunicação para a Evangelização: “como apoiamos o Vicariato para a Evangelização em todos os seus projetos e em todos os seus planos”. Uma terceira frente de protocolo e relações públicas, para posicionar a imagem da Arquidiocese de Bogotá; e o quarto, para trabalhar a comunicação organizacional interna e externa.

arquidiocese_de_bogota_2.jpg

Além disso, a Oficina de Comunicações adianta o projeto de Rede de Comunicadores: “Dentro do Vicariato de Evangelização, já levamos bastante tempo em um projeto de ‘animadores da comunicação’. Quer dizer, a pessoa que maneja as comunicações de sua paróquia (…) Estamos trabalhando com uma rede de comunicadores, que são mais de 200 pessoas, mas ainda fazem falta muitos mais”.

Todas estas mudanças com o único fim de sair ao encontro dos outros, tal como animou o Santo Padre Francisco: “Quando o Papa fala de sair para as periferias, para mim é sair às estradas virtuais. Onde está uma pessoa que eu não conheço, que está só, com problemas, dificuldades, e longo uma mensagem que mandamos lhe chega e ela se comunica conosco. Isso é sair ao encontro dos outros (…) É sair a um encontro onde eu me volte para o companheiro de caminho dessa pessoa, e onde eu lhe ajude a transformar para bem (…) Isso é sair ao encontro, ser companheiro de caminho, para que a pessoa encontre sua relação pessoal com Jesus e transforme sua vida (…) Isso é o sentido de tudo o que façamos na Pastoral da Comunicação da Arquidiocese de Bogotá”, ressaltou o Padre Mejía.

Gaudium Press / Sonia Trujillo

Traduzido por Emílio Portugal Coutinho

 
Comentários