Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O sentido da esperança e o próximo Congresso Eucarístico Internacional nas Filipinas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/06/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Manila – Filipinas (Quarta-feira, 18-06-2014, Gaudium Press) O Arcebispo de Manila (Filipinas), Cardeal Luis Antonio Tagle, explicou o sentido do lema do próximo Congresso Eucarístico Internacional, que chega a sua 51ª edição e que será levado a cabo em Cebú (Filipinas), em janeiro de 2016. “Jesus em nós, a esperança da glória” é a frase escolhida para o Congresso. “Nós só esperamos em uma pessoa. Esperamos em Deus”, afirmou o Cardeal Tagle.

“Temos desejos, mas os desejos não são esperança. A gente pode ter muitos desejos, mas pode não ter esperança”, comentou o purpurado. O Cardeal Tagle explicou inclusive gramaticalmente o verbo esperar se acompanha da preposição “en”, que indica uma fonte da esperança, a qual é finalmente Deus. O que celebra a Igreja no Congresso Eucarístico é que Deus “já veio a nós” e que é “a maior razão para a esperança”.

Esta virtude da esperança a qual refere o lema do Congresso enriquece a vida espiritual de cada um dos fiéis, especialmente em meio de qualquer sofrimento: “Não estamos esperando em alguém distante. Colocamos nossa esperança em alguém que foi refugiado, alguém que foi traído, que não teve lar, alguém que foi objeto de escárnio, que foi assassinado mas a quem Deus ressuscitou. Ele está em nós e por isso temos esperança”, explicou o Cardeal.

O Arcebispo ressaltou a profundidade do tema abordado em contraste com os desejos superficiais que podem preencher a vida atual. “Não é acerca dos caprichos passageiros e os desejos, o que é mais profundo e que define o ser humano e a sociedade é a esperança”, afirmou o Cardeal Tagle. A esperança cristã, que oferece um sustento real para a vida do homem, destacou: “Muitos de nossos desejos não se cumprirão, mas nossa esperança nunca faltará. E esperamos ter uma forte mensagem enquanto nos preparamos para o Congresso Eucarístico Internacional através de nossas vidas, através de nossas relações, através do dinamismo de Jesus, que está em nós”, concluiu.

O Congresso Eucarístico Internacional número 51 será levado a cabo em Cebú (Filipinas), entre os dias 24 e 31 de janeiro de 2016 e se espera que mais de 15 mil delegados internacionais e locais participem do encontro. (GPE/EPC)

 
Comentários