Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“Quem é Cristo para você”?, pergunta o Bispo de Frederico Westphalen
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 30/06/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Frederico Westphalen – Rio Grande do Sul (Segunda-Feira, 30/06/2014, Gaudium Press) “O Senhor confia em pecadores como nós” é o título do mais recente artigo de Dom Antônio Carlos Rossi Keller, Bispo da Diocese de Frederico Westphalen, no Estado do Rio Grande do Sul. No texto, o Prelado recorda que celebramos, no último domingo, a solenidade dos dois santos fundadores da Igreja, São Pedro e São Paulo, dois santos que antes de o serem foram dois grandes pecadores, como nós.

Segundo o Bispo, Pedro e Paulo, os dois pilares da Igreja, como se costuma dizer; dois fundadores, mas sem que a iniciativa tenha sido sua, pois ambos foram chamados. Para Dom Keller, a massa de que eram feitos era a mesma – eram pessoas humanas; as origens, bem diferentes, um do grupo dos 12, conterrâneo, judeu, o outro, um perseguidor de Cristo em terras longínquas. “A Cristo, o pecado, a diferença de temperamentos e de origens, não importa. É sobre esta dupla, que à luz dos nossos critérios dificilmente aconteceria, que a Igreja começa a se construir”, avalia.

O Prelado explica que desde o princípio, a Igreja é esta comunidade aberta à diferença, onde todos são chamados e têm lugar; ou seja, há diferentes maneiras de ser cristão, são muitos os caminhos e as possibilidades de seguir Cristo e o levar aos homens e mulheres do nosso tempo. Ele salienta que a Igreja é querida por Cristo como sacramento de salvação, e a sua missão é bem maior do que os seus membros, pois é através de homens e mulheres fracos que a Igreja anuncia Cristo vencedor do mal e da morte.

“O Senhor confia-Se, não a puros e perfeitos, mas a pecadores como nós. Uma alegria e um dom que se tornam também uma grande missão porque nos torna¸ ainda que pecadores, corresponsáveis na missão da igreja e da construção do reino de Deus entre nós”, acrescenta.

Ainda de acordo com Dom Keller, nesta celebração urge uma pergunta que exige uma resposta comprometedora: “E vós, quem dizeis que eu sou?”, pergunta Jesus a Pedro. E o Prelado questiona quem é Jesus Cristo para você? Uma pergunta, que conforme ele, é incontornável. O Bispo lembra que Pedro e Paulo não lhe resistiram, deixaram-se seduzir por Alguém mais forte que eles com quem conformaram toda a sua vida.

“Face a face comigo mesmo, face a face com o Senhor que no silêncio do encontro ou na azáfama da vida me fala, no mais íntimo de mim, onde ninguém pode entrar, ouvir ou espreitar, onde eu não me posso trair – que resposta Lhe dou? Quem é Cristo para mim? Contar com Ele na minha vida, onde me leva”?

Além disso, o Bispo destaca que a identidade de Pedro é confirmada pela resposta dada, pois sabendo quem é Cristo, toma consciência de quem é ele e para que serve a sua vida. Para Dom Keller, aí está o seu princípio, o seu fundamento, o sentido para o qual deve convergir a sua existência. “Hoje, se à luz do dia, das nossas relações, sob os ruídos da vida, um amigo, um colega, um vizinho, um desconhecido perguntar: Quem é Cristo para você, que lugar você Lhe dá na sua vida”?

O Prelado ressalta que da resposta encontrada e do que a nossa vida falar, virá a resposta para os outros. Ele acredita que do que realmente for a presença de Cristo em nossas vidas, dependerá continuarmos a ser, nós, pecadores, no século XXI, fundadores como Pedro e Paulo, construtores da Igreja onde não há uma só forma de ser, de estar, de celebrar, de rezar, mas onde o que conta é sabermo-nos filhos do mesmo Pai, chamados pelo mesmo Senhor, convidados a anunciar uma Boa Notícia que não é invenção nem fruto de inspiração humana.

“Que São Pedro e São Paulo, tão diferentes um do outro, mas ambos chamados e seduzidos pelo amor do mesmo Deus, nos ajudem a sermos capazes de incluir, de entrar e nos mantermos em diálogo com os que são e pensam diferente de nós”, conclui. (FB)

 
Comentários