Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Lançado “Manual Espiritual do Peregrino” para visitar os lugares que Dom Bosco percorreu
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Quito – Equador (Quinta-feira, 10-07-2014, Gaudium Press) São inumeráveis as iniciativas que estão sendo levadas a cabo ao redor do mundo por ocasião do Bicentenário do nascimento de São João Bosco, acontecimento que a Família Salesiana celebrará em 2015. Uma das iniciativas que chamaram a atenção é o “Manual Espiritual do Peregrino” (http://www.sdb.org/ESP/Documenti/2014/pdf/_3_10_6_15_28_.pdf) para visitar os lugares de São João Bosco, que desenvolveram no Equador.

lugares_que_dom_bosco_percorreu.jpg

De autoria do Padre Jorge García Montaño, o livro é uma homenagem ao sacerdote Fernando Peraza Leal, fundador do Centro Salesiano de Formação Permanente de Quito, que se encarregou de editar o manual também por ocasião dos 200 anos do nascimento do Santo italiano, pai e mestre dos salesianos.

“O que aqui se concentra é o conhecimento derivado da ciência histórica e sobre o amor à São João Bosco que o Padre Peraza difundiu por esta parte do mundo salesiano durante os últimos 40 anos”, comenta o sacerdote García Montaño na apresentação do livro.

Também diz que o Manual “é uma ajuda para aproveitar, no plano de formação espiritual e pedagógico, a mensagem que os lugares de São João Bosco oferecem, superando a superficialidade de um simples turismo religioso”. Além disso, como acrescenta, “está concebido para facilitar a confrontação séria e profunda de cada pessoa com a mensagem que cada lugar oferece aos peregrinos, afim de iluminar sua mente para melhorar a vida. Se requer visitar com calma os três lugares ‘maiores’ em que viveu Dom Bosco: Castelnuovo, Chieri e Turim”.

“A glória de Deus e a salvação das almas é a finalidade destas páginas: acender e avivar o fogo de seu amor e o desejo de ser melhores seguindo os traços da espiritualidade de São João Bosco”, conclui o Padre García Montaño.lugares_que_dom_bosco_percorreu2.jpg

A maior parte do material, como se explica no mesmo livro, se glosam a partir das “Memórias do Oratório”, escritas pelo próprio São João Bosco, conformando-se desta maneira como um livro de espiritualidade e pedagogia narrada, que descobrem o ambiente humano, físico, eclesial e cristão que se desenvolveu na vida e obra do fundador salesiano.

A partir dali, o manual está constituído pelas seguintes seções: Castelnuovo, para recriar os primeiros 15 anos de vida de João Bosco; Chieri, para trazer para o presente sua vida entre os 16 aos 26 anos; Turim, onde permaneceu Dom Bosco até sua morte; e uma última sobre “Os lugares que falam”, para percorrer as igrejas que construiu Dom Bosco, entre outros lugares.

O manual está dirigido especialmente para grupos de peregrinos que, por ocasião das celebrações pelo 2º centenário de Dom Bosco, desejem dedicar 5 dias completos para aproveitar e assimilar a mensagem espiritual e pedagógica que os lugares de Dom Bosco oferecem.

O livro se encontra disponível para dispositivos móveis no portal web dos Salesianos de Dom Bosco (http://www.sdb.org/es/Don_Bosco/Don_Bosco/Documentos). (GPE/EPC)

 
Comentários