Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Declaradas as Virtudes Heroicas de Dom Viçoso, Bispo de Mariana
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 10/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Quinta-feira, 10-07-2014, Gaudium Press) – Na terça-feira, 8 de julho, o Papa recebeu o Cardeal Angelo Amato, Prefeito da Congregação das Causas dos Santos e autorizou a promulgação do decreto de declaração das virtudes heroicas do Servo de Deus Antônio Ferreira Viçoso, da Congregação da Missão. Ele foi Bispo de Mariana, em Minas Gerais.dom-vicoso.jpg

De origem portuguesa, Dom Viçoso nasceu em Peniche, Leiria, Portugal e foi ordenado sacerdote em 1818 na Catedral Patriarcal de Lisboa.

Chegou ao Brasil em 1819, ainda no reinado de Dom João VI. Fundou o Colégio do Caraça, em Minas Gerais e dedicou-se a muito frutuosas missões em distantes povoados mineiros.

Durante 15 anos, em Jacuecanga, próximo a Angra dos Reis, no atual Estado do Rio de Janeiro, ocupou-se com a educação da juventude.

Em 1837, regressou a Minas Gerais e foi escolhido como Superior Geral dos Lazaristas.

No ano de 1844, foi ordenado Bispo no Mosteiro de São Bento, Rio de Janeiro.

Dom Viçoso, como Dom Vital de Oliveira e Dom Macedo Costa, participava do grupo de Bispos que seguiam a orientação do Papa e não do Imperador.

Foi o reformador do Seminário de Mariana que foi fundado em 1750. As reformas incluíam a aplicando das normas indicadas pelo Concílio de Trento para a formação do clero.

Por 29 anos dirigiu a Diocese de Mariana. Seu nome ficou ligado à cidade e não se apagou mais da memória dos mineiros.

Morreu em 1875. Dele restou o reconhecimento e a lembrança de ter sido um bispo exemplar, pai extremoso dos pobres e órfãos, protetor dos escravos, um abnegado missionário, além de reformador do clero, defensor dos direitos da Igreja e exemplar devoto da Virgem Maria.

Quem iniciou seu Processo de Canonização foi Dom Silvério Gomes Pimenta, seu primeiro biografo.

Há quase um século, a Cúria de Mariana vem recebendo comunicações de bênçãos, graças e favores atribuídos à mediação de Dom Viçoso. A maioria destas manifestações de agradecimento chega de Minas Gerais, porém, muitas outras procedem de localidades distantes, em outros Estados e inclusive do exterior (Portugal, Canadá).

Dom Viçoso está sepultado em Mariana, na cripta da Catedral da Sé. Ali suas relíquias, agora, podem ser veneradas. (JSG)

Da Redação, com informações Rádio Vaticano e Santuário do Caraça

 
Comentários