Notícias


Notícias


A importante invocação de Nossa Senhora de Itatí
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 11/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Itatí – Argentina (Sexta-feira, 11-07-2014, Gaudium Press) Maria Santíssima é muito venerada na Argentina, sob múltiplas invocações, como por exemplo a de Nossa Senhora de Luján, padroeira do país, venerada especialmente no grande Santuário-Basílica estilo gótico localizado a algumas dezenas de quilômetros de Buenos Aires.nossa_senhora_de_itati.jpg

Além disso, uma das devoções mais antigas e queridas na Argentina é a de Nossa Senhora de Itatí, que também tem seu Santuário a 70 quilômetros da Cidade de Corrientes -no curso do rio Paraná- o qual conta entre outras particularidades, com possuir a cúpula mais alta da América do Sul.

Foi justamente em uma pedra deste rio, que segundo a tradição se encontrou a imagem da Virgem. Os franciscanos que evangelizavam a região transladaram a imagem à capela da nova povoação que passou a chamar-se Pueblo de Indios de la Pura e Limpia Concepción de Nuestra Señora de Itatí. ‘Itatí’ significa no idioma guarani “ponta de pedra”.

Narra o Padre Guillermo Ortíz, da Rádio Vaticano, que “um dos milagres mais notáveis desta invocação ocorreu em 1748: um grupo de indígenas avançaram para saquear e destruir o povoado, mas quando os índios chegaram às portas de Itatí, se abriu diante deles uma ampla e profunda vala que lhes impedia avançar. Se retiraram apavorados diante de semelhante proteção e os habitantes do povo acudiram à capela para agradece a sua Padroeira”.

Festa de Nossa Senhora de Itatí

No dia 9 de julho, numerosos fiéis participaram das diversas missas e procissão realizadas em honra à Virgem de Itatí em sua festa. A procissão que teve lugar às 20h, foi uma procissão de velas, que nesta ocasião se realizou no interior do templo.

Itatí é o centro de peregrinação do nordeste da Argentina, e é muito visitado também por fiéis do Paraguai.

Entretanto as grandes celebrações à Virgem de Itatí não termina, pois os dias 13, 14 e 15 de julho se realizará o tríduo de preparação para o 114º aniversário da coroação pontifícia da imagem mariana. (GPE/EPC)

 
Comentários