Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Se multiplicam as capelas de Adoração Perpétua ao Santíssimo Sacramento no Chile
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago – Chile (Segunda-feira, 14-07-2014, Gaudium Press) Foi no ano de 2010 quando o Padre Patricio Hileman -que havia sido enviado desde antes por São João Paulo II a formar mil capelas de adoração perpétua na América Latina- falou com o Bispo de Talca (Chile), para tratar dessa iniciativa. “A mim me motivou muito seu testemunho e o convidei para que fizéssemos uma campanha em nossa paróquia”, conta o Padre Pedro Pablo Garín, pároco de Nossa Senhora do Rosário, em Santiago do Chile, onde já existe uma capela de adoração perpétua desde outubro do ano passado. No final de semana que o Padre Garín anunciou a iniciativa já se somaram a ela mais de 400 adoradores.

“Isto é de Deus”

“Então me disse: Isto é de Deus. E nos lançamos, não sem certo temor, mas se converteu no fenômeno pastoral mais importante de nossa paróquia, não somente provocando maior vida de oração mas maior ardor apostólico na comunidade. Muita gente foi se atraindo a outros irmãos, ou seja se converteu em um espaço muito missionário, de encontro com o Senhor, de cura, de retorno à Igreja”, assegura o Padre Garín.

santissimo_sacramento_no_chile.jpg

Algo similar ocorreu na paróquia São Tomás de Aquino, também em Santiago, segundo relata o Padre Rafael Ramírez. Sua paróquia foi a primeira a implementar a adoração perpétua na capital chilena, em novembro passado. Quando se anunciou o projeto se somaram rapidamente 500 adoradores.

“Os párocos pensam que não terão adoradores, mas temos visto que as pessoas aparecem para adorar. É impressionante a necessidade que temos de oração. Tem gente que chega com muita angústia, porque está em um problema, tem a sua mãe que está morrendo e então encontra a capela aberta para rezar”, explica o Padre Ramírez.

Encontro com o Cardeal Ezzati

Tanto o Padre Ramírez como o Padre Garín se reuniram no dia 4 de julho com o Cardeal Ricardo Ezzati, Arcebispo de Santiago, para comentar ao purpurado os avanços da adoração perpétua, e os desafios que se podem apresentar no momento de implementar estas capelas.

“Gostaríamos de apoiar os párocos que queiram se somar”, diz o Padre Ramírez, “porque vai na linha do que os Bispos pediram, de uma Igreja que propicie o encontro com Jesus Cristo. Daí sairão todas as demais graças. Se a Missão não provêm desse encontro, se torna vazia”, afirma.

Para promover a Adoração Eucarística na cidade, os Padres Ramírez e Garín, junto a outros irmãos no sacerdócio e um grupo de leigos, criaram um site (www.adoracioneucaristica.cl), uma excelente fonte informativa onde se pode encontrar desde a espiritualidade da adoração, até um guia do adorador e um mapa das capelas de adoração que se localizam no Chile.

Um testemunho

“Somos adoradores noturnos”, diz Andrés Jiménez. Ele e sua senhora, vão à capela da Igreja de Nossa Senhora do Rosário aos domingos entre as 3h e as 4h.

“Dormimos cedo, colocamos o despertador, vamos adorar e voltamos a dormir”, conta sobre sua rotina de oração noturna. “É realmente uma maravilha estar conversando com o Senhor enquanto a cidade dorme, pode-se estar muito tranquilo. No outro dia nos levantamos às 6h30 sem nenhum problema, creio que o Senhor nos dá a força durante o dia”, expressa Rafael.

Adoração Eucarística na América Latina

Na Argentina há por volta de 100 capelas de adoração perpétua ao Santíssimo Sacramento. No México 400. No Chile 16. No Peru, só na Arquidiocese de Lima há 70 capelas de adoração perpétua, em breve serão 71. (GPE/EPC)

 
Comentários