Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


II Congresso Nacional de Teologia para Leigos é realizado na Colômbia
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 14/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Barranquilla – Colômbia (Segunda-feira, 14-07-2014, Gaudium Press) Entre os dias 31 de outubro a 3 de novembro, se desenvolverá em Barranquilla (Colômbia), o II Congresso Nacional de Teologia para Leigos sob o lema “Discípulos Missionários da Nova Evangelização!”. O Congresso tem como objetivo “oferecer orientações fundamentais aos fiéis leigos no contexto da Nova Evangelização a partir da teologia pastoral da Igreja, para que fortaleçam sua vocação de discípulos missionários que lhes ajude a anunciar o Kerigma e expandir o Reino de Deus com novos métodos, novo ardor e nova expressão”.

ii_congresso_nacional_de_teologia.jpg

Em entrevista à Gaudium Press, Nola Villanueva Ballesta -comunicadora, membro da Comissão de movimentos e carismas da Arquidiocese de Barranquilla e promotora do Congresso- manifestou que esta nova edição do evento é impulsionada pelo êxito do primeiro, realizado há dois anos, no qual participaram 700 pessoas.

“O primeiro esteve muito bom, e esperamos que este seja o dobro de bom! A ideia do Congresso nasce do coração da Arquidiocese de Barranquilla, em mãos de Dom Jairo Jaramillo Monsalve, Bispo da Arquidiocese. Nasce a ideia, [Dom Jaramillo] a apresenta ao Padre Leonardo Rodríguez Berrocal, o nomeia coordenador do evento e em seguida começam a trabalhar no primeiro congresso”.

“Este congresso está aberto a todos os leigos católicos” ressaltou Nola Villanueva. “A ideia é que o congresso se faça a cada dois anos. A Arquidiocese está muito interessada na formação do leigo, porque o leigo deve ter uma formação integral, que é o que nos pede o Papa Francisco. Devemos ser evangelizadores mas para isto temos que estar preparados”.

Importantes conferencistas

A este II Congresso de Teologia para Leigos assistiram como conferencistas dois altos dignatários de dicastérios romanos.

Um é Dom Claudio Maria Celli, presidente do Pontifício Conselho das Comunicações -que falará sobre “Usos dos Meios e Tecnologias da Informação na Evangelização”- e Dom Octavio Ruiz, secretário do Pontifício Conselho para a Nova Evangelização, que dissertará sobre diversos aspectos da Nova Evangelização.

A estes ilustres conferencistas se somará, entre outros, o Padre Pedro Mercado Cepeda, secretário adjunto da Conferência Episcopal da Colômbia para as relações com o Estado e Capelão do Congresso da República, o qual falará sobre “Uma Cultura Pluralizada, Desafio para a Nova Evangelização”. (GPE/EPC)

 
Comentários