Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


O êxito pastoral no Vietnã depende essencialmente da Evangelização da família
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Ho Chi Minh – Vietnã (Quarta-feira, 16-07-2014, Gaudium Press) A povoação de Than Hai (Vietnã), foi destacada pela agência de notícias católicas Ásia News como um exemplo de crescimento da Fé no país e dos bons frutos obtidos em um apostolado centrado nas famílias. Um funcionário da administração oficial relatou à agência que “a maioria dos habitantes de Than Hai é católica e está orgulhoso disso”. A insólita declaração em um país comunista que perseguiu ativamente a Igreja e que ainda impõem restrições a sua atividade se deve a que os povoadores são “bons católicos” e além disso são “bons cidadãos” que colaboram com o bom ânimo e atendem as necessidades dos mais pobres em seu entorno rural.

evangelizacao_da_familia_1.jpg

A paróquia foi fundada em 1955 e tem atualmente 5936 fiéis, que inicialmente chegaram ao lugar fugindo da violência em outras regiões. Apesar do ateísmo promovido pelo estado e as décadas de perseguição, a povoação deu à Igreja 16 sacerdotes, noves religiosos, 17 religiosas e 10 seminaristas. Esta, por sua vez, continua seu trabalho em diversos âmbitos como o da educação, no qual pelo menos três mil crianças de escassos recursos podem ter acesso à formação graças a paróquia.

A chave deste sucesso pastoral é a grande importância dada às famílias nesta paróquia, que faz parte da Diocese de Phan Thiet, ao sul do Vietnã. Um pai de sete filhos explicou isto aos jornalistas da Ásia News. “Junto com minha esposa temos nos guiado no amor de Jesus, sempre ajudando-os em suas necessidades materiais e espirituais. Agora meu filho mais velho é um sacerdote”, expressou com orgulho o crente. O presbítero “está dedicado ao serviço pastoral em uma paróquia remota da Diocese de Phan Thiet. Desta maneira nós pais podemos ser uma parte integral da missão da Igreja”.

evangelizacao_da_familia_2.jpg

A ação caritativa e de desenvolvimento também é parte fundamental da vida da comunidade católica, com projetos em povoados de pescadores, programas de escolarização, prevenção de enfermidades e promoção social, em especial em povoações juvenis. Também se conta com uma comissão pastoral paroquial encarregada de servir as crianças necessitadas, os pobres, enfermos, anciãos e abandonados. (GPE/EPC)

 
Comentários