Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


“A Palavra de Deus não mente e não desilude”, diz o Bispo de Erexim
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 16/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Erexim – Rio Grande do Sul (Quarta-Feira, 16/07/2014, Gaudium Press) O Bispo da diocese gaúcha de Erexim, Dom José Gislon, escreveu um artigo em que ele afirma que o homem sempre desejou e deseja ver Deus. Para ele, todos acreditariam em Deus se o pudessem ver. O israelita devoto, quando fazia suas orações, costumava dizer: “A tua face, Senhor, eu procuro” (Sl 26,8) e Moisés também pedia “Mostra-me tua glória” (Ex 33,18).

No entanto, de acordo com o Prelado, o Deus de Israel não mostrava o seu rosto: “O meu rosto você não poderá ver – responde a Moisés – porque nenhum homem pode vê-lo e continuar com vida” (Ex 33,20). Dom Gislon explica que Deus não se deixa ver, mas faz ouvir a sua voz, e que o monte Horeb não é o lugar da visão, mas da escuta: “Recordas do dia em que o Senhor me disse: Eu farei ouvir a minha palavra… O Senhor vos falou do fogo; vocês ouviram o som das palavras, mas não viram nenhum semblante. Ouvia-se apenas uma voz” (Dt 4,10-12).

“Os gregos, com toda a riqueza mitológica da sua cultura, também procuraram através das reflexões filosóficas e da mística entrar em contato com Deus através das visões, do êxtase, etc. Mas a espiritualidade bíblica segue um outro caminho, para encontrar Deus. Esta coloca em primeiro lugar a escuta. Escutar é um dos verbos mais importantes da Bíblia. Ele aparece mais de mil vezes no Antigo Testamento e mais de quatrocentas no Novo Testamento”, acrescenta.

Ainda segundo o Bispo, o “Escuta Israel” é a invocação mais cara à piedade judaica. “Escutai a palavra do Senhor” – recomendavam os profetas. “Obedecer é melhor que oferecer sacrifícios”, declarava o profeta Samuel (1Sm 15,22). “Não queres nem sacrifício nem oferta; por isso me abriste os ouvidos”, cantava o salmista (Sl 39,7).

Além disso, Dom Gislon ressalta que em um mundo dominado pelos meios de comunicações sociais, que nos apresentam continuamente imagens, nós também passamos a acreditar mais naquilo que vemos do que nas palavras que ouvimos. E para ele poderemos até nos perguntar: qual a credibilidade da palavra? O Prelado responde que hoje a palavra continua sendo desvalorizada: não se acredita mais nas promessas, e nos sentimos seguros somente com a apresentação dos documentos escritos e assinados.

Por fim, ele nos questiona: Isso acontece também em relação à Palavra de Deus? Conforme o Bispo, por dez vezes no primeiro capítulo do livro do Gênesis, é repetido o mesmo refrão: “E Deus disse… E assim se fez” e o salmista proclamava assim a sua fé “Foi pela palavra do Senhor que foram feitos os céus.

“A Palavra de Deus não é como aquela dos homens; ela é viva e eficaz, atua aquilo que anuncia, não mente e não desilude. Na Bíblia, escutar não significa receber uma comunicação ou uma informação, mas acolher a Palavra de Deus, guardá-la no próprio coração e colocá-la em prática com o testemunho de vida”, conclui. (FB)

 
Comentários