Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Canela sedia encontro pelos 40 anos do CLJ no RS
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 17/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Canela – Rio Grande do Sul (Quinta-Feira, 17/07/2014, Gaudium Press) A cidade gaúcha de Canela sediará as comemorações dos 40 anos do Curso de Liderança Juvenil (CLJ) no Estado do Rio Grande do Sul. Promovido pela coordenação diocesana e a comissão dos 40 anos do CLJ, as atividades do evento serão realizadas no dia 20 de julho, a partir das 9h, no Centro de Eventos do Parque do Saiqui.

A programação do encontro inclui adoração ao Santíssimo Sacramento, celebração da Santa Missa, diversas oficinas e apresentação musical. A Celebração Eucarística solene, que ocorrerá às 10h, será presidida pelo Bispo de Novo Hamburgo, Dom Zeno Hastenteufel, que é também fundador do CLJ no Rio Grande do Sul.

Em uma Missa, realizada no dia 12 de julho, em Porto Alegre, Dom Zeno destacou que nas palavras do Apóstolo Pedro está o que sustenta a ação do CLJ: “Realmente o centro do curso é a Palavra de Pedro: tu és o Cristo, filho do Deus vivo. Nunca perdemos esse enfoque”. O Prelado ainda agradeceu aos tios dos grupos, os casais que dão estabilidade aos CLJ’s existentes. “Eles fazem milagres”, completou o Bispo.

O Centro de Eventos do Parque do Saiqui fica localizado na Rodovia RS-235, sem número, no Centro da cidade serrana de Canela.

História do CLJ

De acordo com o Departamento de Comunicação do CLJ da Diocese de Novo Hamburgo, em 1974, na Arquidiocese de Porto Alegre, foi realizado um retiro dos jovens da Crisma, coordenado na época pelo Padre Zeno e organizado por irmãs e jovens do Emaús. Tocados pelo encontro, surgiu a vontade de realizar outros retiros. Foi então que, no mesmo ano, organizou-se o segundo retiro, já com o nome de Curso de Liderança Juvenil.

Com o passar dos anos, o CLJ se espalhou pelas paróquias de Porto Alegre e pelas Dioceses do Estado gaúcho. Hoje, também está presente em outros Estados do Brasil: Santa Catarina, Paraná e Rio de Janeiro.

Trata-se de um movimento da Igreja, constituído de jovens e adultos. Movimento que através de método próprio, busca criar comunidades jovens decididas a ser sinal evangelizador, especialmente sinal entre os jovens. Sinal nas famílias, nas comunidades eclesiais mais diversificadas, nos ambientes onde os jovens vivem e convivem. Sinal no meio do mundo. Movimento que, dentro desses objetivos, quer oferecer aos jovens as condições para a realização de sua vocação pessoal. (FB)

 
Comentários