Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Quito acolhe encontro preparatório para Congresso Latino-americano da Cáritas
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 18/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Quito – Equador (Sexta-feira, 18-07-2014, Gaudium Press) Durante esta semana, entre os dias 14 ao 18 de julho, ocorreu em Quito (Equador), um encontro com os diretores e representantes da Cáritas da Venezuela, Bolívia, Peru, Equador e Colômbia -que representam a zona Bolivariana-, com o objetivo de preparar o caminho para o XVIII Congresso Latino-americano e do Caribe da Cáritas que ocorrerá no mês de outubro na Colômbia com o tema “Com justiça e solidariedade na mesa cabemos todos”.

caritas.jpg

Este encontro preparatório -chamado o “Colombianito”, ao fazer referência ao país onde ocorrerá o Congresso- procurou refletir sobre a realidade do trabalho pastoral que a Cáritas vem realizando na zona bolivariana, para construir um plano estratégico do trabalho que desenvolverá a entidade caritativa da Igreja nos próximos quatro anos.

Entre as reflexivas chaves do pré-congresso -como faz referência o Secretariado da Pastoral Social, Cáritas Colombiana, em uma nota à imprensa- se prestou atenção a contribuição que fez a Cáritas na redução da pobreza e da fome; e o papel da pastoral social em resposta a esta realidade.

Além disso -como continua a nota- o encontro foi cenário para socializar os avanços na formação de uma rede de trabalho da Cáritas na região da Amazônia, que compartilha a maioria de países da zona.

Durante o encontro também foram desenvolvidas várias conferências, como a que ocorreu no dia 15 com o tema “Olhar crente da realidade. Os pobres estão convocados para a mesa na América Latina e no Caribe?”, entre outros. No dia 16 foi apresentada a Campanha “Uma família humana, alimento para todos”.

Este evento não é o único que desenvolvido por ocasião do Congresso Latino-americano da Cáritas que ocorrerá na Colômbia. Outras zonas do continente também preparam o Congresso do mês de outubro com vários encontros, como o que realizarão os países da zona do Cone Sul em agosto.

A Cáritas de América Latina e o Caribe é uma das 7 regiões que constituem a Cáritas Internacional -as outras regiões são a Cáritas África, a Europa, Oriente Médio, Ásia, Oceania e América do Norte-. Esta organização da Igreja Católica tem como missão transmitir a “civilização do amor” servindo aos mais pobres e promovendo a caridade e a justiça social ao redor do mundo.

A organização católica na América Latina e Caribe está formada por quatro zonas: Bolivariana, Camex (formada por México e países da América central), Caribe e Cone Sul. (GPE/EPC)

 
Comentários