Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


A Consagração Mariana e São Maximiliano Kolbe
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 21/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Parañaque – Filipinas (Segunda-feira, 21-07-2014, Gaudium Press) São Maximiliano Kolbe é um dos santos que destacou de forma especial a devoção a Santíssima Virgem Maria. Assim como todos os santos que se destacam neste campo -São Luis Maria Grignion de Montfort afirmou que “a quem Deus quer fazer muito santo, o faz muito devoto da Virgem Maria”- São Maximiliano Kolbe consagrou seu apostolado a estender o amor a Mãe de Deus e a Consagração de todos os crentes a Nossa Senhora, como meio seguro e eficaz de levar a humanidade a Cristo.

sao_maximiliano_kolbe_2.jpg

A profundidade da devoção mariana deste santo franciscano do século XX e a forma como a Consagração a Imaculada chegou a ser o núcleo central de sua espiritualidade foram os temas de uma conferência ministrada pelo Frei Raffaele Di Muro, Assistente Internacional da Milícia da Imaculada, em sua visita a Filipinas. A Milícia foi a associação criada pelo Santo para estender a devoção a Santíssima Virgem e seu canal principal de apostolado foi o Cavaleiro da Imaculada, uma revista piedosa na qual se plasmou muito da espiritualidade do sacerdote franciscano.

A Jesus, com Maria

Frei Raffaele explicou aos filipinos que São Maximiliano ensinava que quanto mais fielmente os católicos se configuram a Maria, mais graças recebem de Cristo através de sua Mãe. Precisamente a Imaculada era para o Santo o perfeito instrumento do Espírito Santo para conceder todas as graças. Esta conclusão tem uma razão teológica: já que através da Santíssima Virgem chegou ao mundo a maior graça de todas, Deus mesmo feito homem para nossa salvação, é natural que Deus continue empregando este canal maternal para dispensar suas graças aos homens.sao_maximiliano_kolbe_1.jpg

A Consagração a Imaculada constitui uma renovação das promessas batismais e traça um caminho para “ir a Jesus com Maria”, segundo explicou o Frei Raffaele. Isto é diferente a simplesmente “ir a Jesus a partir de Maria”, ao fazer-se o devoto não só escravo, mas “coisa e propriedade” da Santíssima Virgem. “Oh Imaculada Rainha do céu e da terra, refúgio dos pecadores e Mãe nossa amorosíssima, a quem Deus confiou a economia da misericórdia. Eu, pecador indigno, me proto diante de ti, suplicando que aceites todo meu ser como coisa e possessão tua”, afirma a fórmula de Consagração redigida pelo Santo.

O Assistente Internacional da Milícia da Imaculada explicou estes acentos da espiritualidade de São Maximiliano na conferência “O pensamento mariano e a espiritualidade de São Maximiliano Kolbe”, ministrada na escola Madre Maria Pia Notari da cidade de Parañaque (Filipinas). (GPE/EPC)

 
Comentários