Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Compostela prepara festejos pela Solenidade do Apóstolo Santiago
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 22/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Santiago de Compostela – Espanha (Terça-feira, 22-07-2014, Gaudium Press) No próximo dia 25 de julho a Igreja Católica celebrará a Solenidade do Apóstolo Santiago, o Maior, um dos discípulos mais próximos a Jesus, que junto com João, seu irmão, e Simão Pedro, se lançou a aventura de ser “pescador de homens”.Solenidade do Apóstolo Santiago2.jpg

A celebração se vive a cada ano de maneira muito especial em Santiago de Compostela, onde se encontram seus restos mortais e onde milhares de peregrinos chegam a venerar suas relíquias após percorrer vários quilômetros de caminho.

Em preparação a solenidade, desde o dia 15 de julho, até o próximo dia 23, tem lugar na Catedral compostelana um novenário preparatório, que ocorre a cada dia a partir das 19h30 com o canto das vésperas e a Missa concelebrada. Durante estes dias as pregações estarão a cargo de Dom Juan del Río, Arcebispo Castrense da Espanha; Dom Jesús Fernández, Bispo Auxiliar de Santiago de Compostela, e o Padre Luis Santamaría, delegado de Meios de Comunicação de Zamora.

Já para o dia 24 se celebrarão, também na Catedral, as vésperas solenes, e no dia 25 de julho os atos principais em honra ao Apóstolo Santiago. Estes começarão com a procissão solene do Patrono da cidade, seguirá com a solene concelebração Eucarística que presidirá o Arcebispo de Santiago de Compostela, Dom Julián Barrio Barrio, e culminará com a oferenda nacional e a Bênção Apostólica a todos os fiéis presentes.

No marco dos festejos em honra ao Apóstolo Maior, também se desenvolve durante esta semana a feira internacional de artigos, arte e itinerários religiosos “Apostolus”, que transcorre no Mosteiro de San Marín Pinario de Santiago de Compostela.

Apóstolo itinerante, portador da Boa Nova na Espanha

O Papa emérito Bento XVI, na audiência geral do dia 21 de junho de 2006, recordou ao Apóstolo Santiago, como aquele discípulo portador da Boa Nova na Espanha, assim como as peregrinações que milhares realizam para venerá-lo na Catedral de Compostela: “Como todos sabemos, esse lugar se converteu em objeto de grande veneração e segue sendo meta de numerosas peregrinações, não só procedentes da Europa Solenidade do Apóstolo Santiago1.jpgmas também de todo o mundo. Assim se explica a representação iconográfica de Santiago com o bastão do peregrino e o rolo do Evangelho, características do apóstolo itinerante e dedicado ao anúncio da ‘boa nova’, e características da peregrinação da vida cristã”.

Naquela ocasião, o Pontífice Emérito também se referiu aos ensinamentos que deixou o Apóstolo Maior: “de Santiago podemos aprender muitas coisas: a prontidão para acolher a chamada do Senhor inclusive quando nos pede que deixemos a ‘barca’ de nossas seguranças humanas, o entusiasmo ao segui-lo pelos caminhos que ele nos assinala mais além de nossa presunção ilusória, a disponibilidade para dar testemunho dele com valentia, se fosse necessário até o sacrifício supremo da vida”.

Logo conclui: “Assim, Santiago Maior nos apresenta como exemplo eloquente de adesão generosa a Cristo. Ele, que ao início havia pedido, através de sua mãe, sentar-se com seu irmão junto ao Mestre em seu Reino, foi precisamente o primeiro ao beber o cálice da paixão, em compartilhar com os Apóstolos o martírio”. (GPE/EPC)

 
Comentários