Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


50 mil coroinhas alemães estarão com o Santo Padre
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 25/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Cidade do Vaticano (Sexta-feira, 25-07-2014, Gaudium Press) – No dia 5 de agosto, 50 mil coroinhas alemães irão visitar o Papa Francisco. Eles estarão acompanhados de seus familiares, por párocos e bispos, informou a Conferência Episcopal Alemã.

A visita dos coroinhas, ministrantes como são conhecidos também, foi apresentada no âmbito da Plenária da Conferência Episcopal alemã realizada em Münster, em março passado A viagem a Roma -de 4 a 8 de agosto- é considerada como a primeira etapa da peregrinação dos ministrantes europeus que deve ser realizada na capital italiana, de 3 a 5 de agosto de 2015, que terá como tema central o versículo do Profeta Isaías “Eis-me aqui, envia-me!”.

A peregrinação nacional a ser realizada terá a participação de 26 dioceses alemãs, da Arquidiocese de Viena e de um grupo proveniente da Letônia.

O lema da peregrinação foi inspirado no Evangelho de São Mateus (Mt 12,21) e será “Livres! Porque é permitido fazer o bem”. A logomarca da peregrinação traz escrito o dístico “Frei” que, em alemão significa “livres”. O coroinha é uma criança ou adolescente, que realiza um serviço de assistência aos sacerdotes e aos diáconos durante a liturgia.

Desde o Concílio Vaticano II este “pequeno padre” é definido como “ministrante”, palavra que vem do latim ministrans, que quer dizer aquele que presta serviço. por isto fala-se de “Peregrinação dos Ministrantes”, A figura do coroinha é uma das mais caras à história e à tradição secular da Igreja.

Na Alemanha, onde é muito importante a figura do coroinha, existem cerca de 430 mil “ministrantes”. Eles formam a primeira organização católica do país. Cada diocese tem uma pastoral dedicada a eles, que têm, por sua vez, uma coordenação nacional. Cada bispo tem um ou dois responsáveis pelos ministrantes.

Muitos dos ex-coroinhas alemães permanecem ativos até o fim da universidade. Os ministrantes têm jornal, rádio e transmissões na TV.

Dom Martin Gachter, Bispo Auxiliar de Basiléia é o Presidente Europeu do CIM (‘Coetus internationalis ministrantium’), Grupo Internacional de Ministrantes.

Entre os dias 25 e 31 de agosto deve ser realizada a “Peregrinação nacional dos ministrantes franceses”. (JSG)

Da Redação, com informações Rádio Vaticana

 
Comentários