Fale conosco
 
 
Receba nossos boletins
 
 
 
Notícias


Notícias


Madri acolherá encontro sobre “A Fé Cristã e o futuro da Europa”
 
PUBLICADO POR ARAUTOS - 28/07/2014
 
Decrease Increase
Texto
Solo lectura
0
0
 

Madri – Espanha (Segunda-feira, 28-07-2014, Gaudium Press) Entre os dias 18 a 21 de setembro ocorrerá em Madri (Espanha) as II Jornadas Sociais Europeias organizadas pelas instituições de Bispos Católicos da Europa (CCEE e COMECE) -nesta ocasião com o apoio da Arquidiocese de Madri-, com o propósito de refletir sobre a missão da Igreja imagem.jpgCatólica na sociedade contemporânea europeia. O encontro, no qual participarão pessoas comprometidas no apostolado social da Igreja, levará por título “A Fé cristã e o futuro da Europa”.

Se prevê que ao encontro compareçam sacerdotes, religiosos e leigos de 29 países da Europa, que se reunirão no Seminário Maior Conciliar da Imaculada e São Dâmaso para abordar e debater importantes temas sociais “no contexto de uma Europa em constante processo de mudança, cuja identidade não pode entender-se sem a contribuição decisiva da Fé Cristã”, explica a Arquidiocese de Madri em nota a imprensa.

As jornadas se iniciarão no dia 18 de setembro com uma Celebração Eucarística presidida pelo Cardeal Péter Erdö, Arcebispo de Esztergom-Budapest, Primaz da Hungria e Presidente do CCEE. Ao concluir a Santa Missa terá lugar a sessão de abertura que contará com a presença de vários Cardeais da Europa, entre eles o Cardeal Erdö, Cardeal Reinhard Marx, Arcebispo de Munique e Presidente da COMECE, e o Cardeal Rouco Varela, Arcebispo de Madri.

A conferência inaugural, que levará por tema, “A contribuição da Fé Cristã ao presente e futuro da Europa: a pessoa”, estará a cargo do Reitor da Universidade Eclesiástica de São Dâmaso de Madri, Javier Prades López.

Uma reflexão sobre os aspectos econômicos terá lugar no dia 19 com a sessão testemunhal na qual se falará sobre a imagem de uma sociedade europeia em constante mudança e uma reflexão ética e social que será ministrada pelo Cardeal Marx após a Santa Missa que o purpurado presidirá pela manhã.

Na tarde haverá duas sessões de trabalho nas quais se dará ênfase na necessidade que tem a Europa de repensar sua economia e o trabalho sob uma perspectiva cristã. Se refletirá sobre problemáticas como a imigração e a falta de emprego para os jovens, e sobre a solidariedade entre gerações, o sistema de bem estar, a tradição do voluntariado e a chamada “cultura da gratidão”. Durante o segundo dia das jornadas também ocorrerá a conferência “Um novo olhar sobre os modelos econômicos: viver e trabalhar em uma economia social de mercado, um modelo católico?” a cargo do professor Stefano Zamagni, da Universidade italiana de Bolônia.

Já durante o terceiro dia das jornadas, 20 de setembro, se aprofundará sobre a pessoa e a família. O professor Balázs Schanda, da Universidade Católica de Budapeste, oferecerá a conferência “A pessoa humana como fundamento pré-político dos direitos humanos”. Neste dia, além de outras conferências, também haverá workshops sobre a crise demográfica, a política a favor da família, a vida humana na sociedade tecnológica e a liberdade de educação, entre outros temas. As sessões culminam com a palestra final que levará por tema “Cristo, fonte de esperança para a Europa”.

As Jornadas serão encerradas na noite do dia 20 de setembro com uma Vigília de Oração pela Europa que ocorrerá a partir das 20h na Catedral de la Almudena; e uma Missa de encerramento presidida no templo capitalino pelo Cardeal Rouco Varela as 12h do dia 21.

A I Jornada Social Católica Europeia foi celebrada em outubro do ano de 2009 em Gdansk (Polônia). Naquela ocasião os Bispos Europeus acolheram a sugestão do Cardeal Rouco para que o próximo encontro se realizasse em Madri. (GPE/EPC)

 
Comentários